quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Carta Aberta aos Participantes do Festival Rock in Bicão. Adiamento do Evento.

O Espaço Rock n Roll e o Janela Aberta, responsáveis e encarregados da organização e produção do evento que ocorreria neste sábado (18) e domingo (19) de dezembro, resolveram por seu adiamento. Embora o evento estivesse organizado articulando produtores, técnicos, bandas e empreendimentos solidários, e já em fase de divulgação, as condições climáticas dos últimos dias nos deixou preocupados quanto a realização de um evento em local aberto e sem cobertura.

Por tratar-se de um evento de médio porte, realizado sen fins lucrativos, com apoio da Prefeitura Municipal com recursos, das bandas que tocariam sem cachê, e incluindo a aquisição de produtos, alimentos e bebidas por parte da organização dos empreendimentos solidários, não poderíamos arriscar a realizar o evento para, no dia, nos vermos impossibilitados por causa do mal tempo e com um grande prejuízo.

Hoje a previsão do tempo sugere um período de chuva até terça-feira próxima, prevendo 12mm de chuva no sábado e 5mm no domingo, especialmente a tarde e noite, horários do evento.

Por isso adiamos o evento para o final de Janeiro de 2011 onde poderemos realiza-lo com mais segurança, trazendo assim apenas benefício aos envolvidos. Contamos ainda com a participação de todos os envolvidos e mantemos o planejamento original apenas alterando nossas datas. Agradecemos a todos os envolvidos, esperando não ter causado nenhum inconveniente a ninguém.

Atenciosamente
Instituto Cultural Janela Aberta
Espaço Rock n Roll

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Prorrogado Prazo de Inscrição - Feira EcoSol no Bicão

A comissão organizadora da Feira de Economia Solidário do Rock in Bicão informa que o prazo para inscrições para participação na Feira foi prorrogado para segunda-feira, 13/12 até as 18h.

A reunião para divulgação dos Empreendimentos selecionados e eventual sorteio fica definida para o mesmo dia às 19h, na sede do Instituto Janela Aberta (R. Conde do Pinhal, 2340).

Agradecemos a compreensão!


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Inscreva-se para o Rock in Bicão

Atentem-se para a data de inscrição: até o dia 09/12!
O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de dezembro, das 17hrs às 22hrs.

Não será cobrada taxa de inscrição.

Para maiores informações e para receber a ficha e o regulamento, entrar em contato por email:
jemima@janelaaberta.art.br

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ato Público em Defesa das Cooperativas de Trabalho.

Fórum Municipal de Economia Solidária de São Carlos promove Ato Público em Defesa das Cooperativas de Serviço e do Trabalho Associado.

O Fórum Municipal de Economia Solidária de São Carlos realiza no próximo sábado dia 11/12 o Ato Público em Defesa das Cooperativas de Serviço e do Trabalho Associado.

O objetivo do Ato Público é esclarecer a população de São Carlos sobre a Economia Solidária, denunciar o impacto das ações tomadas pelo Ministério Público do Trabalho contra as Cooperativas de Economia Solidária do nosso município e defender o direito às formas de organização econômica baseada no trabalho associado, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na autogestão.

O Ato Público será realizado à partir das 9:30hs no Estacionamento do Mercado Municipal.


Mais informações:

Cooperlimp – Cooperativa de Limpeza Jardim Gonzaga Organização.
Rua Júlio Rizzo, 475 - Jd. Cruzeiro do Sul – São Carlos – SP; Fone (16) 3375-6106

Incubadora Regional de Cooperativas Populares da UFSCar
Nucleos de Extensão – UFSCar; Fone (16) 3351-8701

Departamento de Apoio à Economia Solidária (DAES)
Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza”
Rua José Bonifácio, 885 – Centro; Fone (16) 3371-9219

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pedido de Criação do Ministério da Economia Solidária

Conforme combinado na Plenária de ontem (30/11) encaminhamos o texto solicitando apoio à reivindicação de um Ministério para a Economia Solidária.

Ao final, temos o endereço de e-mail para manifestação de apoio.


_______________________

Olá amigas e amigos integrantes do Movimento de Economia Solidária em todo o país,

Temos tido muitas adesões à carta da Economia Solidária a Dilma Roussef, e elas continuam chegando a todo o vapor. Fizemos uma prorrogação do prazo máximo para as adesões de redes, organizações, movimentos e parlamentares até o dia 2 de dezembro.

É hora de reforçarmos o mutirão em cada recanto deste país: você que tem algum contato com movimentos, redes e outras organizações do campo popular, você que tem trânsito com algum/a deputado/a ou senador/a, você que faz parte de algum coletivo: o momento é agora, e não mais tarde! A II Conferência Nacional de Economia Solidária foi clara, e a mensagem do movimento pode mostrar sua cara: por um ministério da Economia Solidária!

Ontem a comissão definida na semana retrasada durante a reunião do conselho de ES, comissão esta que tem a composição de todos os campos e forças consolidados do movimento de Economia Solidária, teve um diálogo rico com Luiz Eduardo Dutra, presidente do PT e um dos coordenadores da equipe de transição, e neste diálogo a comissão apresentou os acúmulos, desafios e propostas de Economia Solidária, além de solicitar a criação do Ministério.

O momento agora é de engrossarmos o caldo, buscarmos, além das adesões, manifestações públicas de apoio de intelectuais, lideranças e aliados nos vários movimentos sociais e espaços organizados da sociedade civil.

Vamos firmes neste mutirão! Cada um/a de vocês, a partir de seu Fórum Municipal/Regional/Estadual ou de sua base de atuação, pode contribuir!

Para uma organização, movimento, rede ou parlamentar aderir à carta, basta enviar por e-mail o nome da organização ou parlamentar para forum@fbes.org.br Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo . Caso seja um/a parlamentar, é importante indicar se é Deputada/o Federal/Estadual ou Senador/a.

Ajude neste importante mutirão: quanto mais adesões, maior a força e representatividade desta iniciativa de ampla convergência! Segue abaixo a íntegra da Carta:

A carta da Economia Solidária à presidenta Dilma está aqui:

Carta à futura Presidenta Dilma Rousseff

Fortalecendo a Política Pública de Economia Solidária

Carta elaborada pela Comissão de interlocução pela Economia Solidária durante a transição presidencial

A erradicação da miséria no país e a promoção do desenvolvimento com geração de oportunidades a todos os brasileiros e brasileiras é um grande desafio que já tem sido enfrentado no atual governo com resultados positivos e é compromisso do que agora se inicia, legitimado pela grande maioria da população.

A economia solidária tem contribuído com este esforço, na medida em que, diante da impossibilidade de se atingir o pleno emprego, é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.

São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, catadores de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, e promovem a preservação ambiental e a conscientização sobre o consumo responsável. Igrejas, sindicatos, universidades, entidades da sociedade civil e governos democráticos populares envolvidos com a economia solidária têm um papel relevante ao apoiar tais iniciativas através de metodologias e práticas de fomento, educativas e de assessoria técnica adaptadas a esta realidade.

Ao longo das últimas duas décadas, a economia solidária se fortaleceu social e economicamente: ampliou sua base de empreendimentos; organizou-se em fóruns, associações representativas e redes de cooperação; ampliou a quantidade de entidades da sociedade civil de fomento e assessoria; articulou-se com o movimento sindical; estabeleceu relações com outros segmentos, tais como mulheres, agroecologia, comunidades e povos tradicionais, tecnologias sociais e cultura; foi incorporada como política pública em centenas de municípios e em 18 estados; tornou-se objeto de ensino, pesquisa e extensão em mais de 100 universidades em todas as regiões do Brasil; foi afirmada no Congresso Nacional com a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária; tem servido como estratégia de organização coletiva de trabalhadores/as rurais e urbanos para promoção do desenvolvimento territorial sustentável e de segurança alimentar e nutricional, sobretudo, por meio do acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e à Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE, no governo do Presidente Lula, foi fundamental para o fortalecimento e crescimento da economia solidária brasileira. Por meio do Programa Economia Solidária em Desenvolvimento, em parceria com a sociedade civil, a SENAES implantou e coordenou uma série de ações de apoio a organização de empreendimentos econômicos solidários, coordenou a criação do Conselho Nacional de Economia Solidária e, junto com este, organizou duas Conferências Nacionais de Economia Solidária, envolvendo mais de 37 mil pessoas, e articulou a incorporação da economia solidária em programas de diversos Ministérios em áreas como a segurança alimentar, territórios da cidadania, agricultura familiar, saúde mental, inclusão produtiva, política de resíduos sólidos e segurança com cidadania (PRONASCI), entre outras. A criação, por meio de decreto presidencial, do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário, torna o Brasil o primeiro país a regulamentar este setor.

É por isso que a economia solidária do Brasil é considerada hoje um exemplo em todo o mundo e é referência no debate sobre o reconhecimento das formas de trabalho associado no âmbito da Organização Internacional do Trabalho e na implantação de políticas públicas emancipatórias em vários países latinoamericanos.

Temos a certeza de que estes avanços serão mantidos e precisam ser reforçados e ampliados, de modo que a economia solidária seja efetivamente um direito que garanta a toda cidadã e cidadão a possibilidade de trabalhar de forma associada, contribuindo com o desenvolvimento do país, com distribuição de renda e preservação ambiental.

Assim, e considerando:

o potencial já demonstrado pela economia solidária de contribuir com o resgate humano e a erradicação da pobreza e da miséria;

a capacidade da economia solidária em gerar oportunidades de geração de trabalho e renda para setores que não conseguem se inserir no mercado de trabalho tradicional;

o compromisso da economia solidária em promover o desenvolvimento territorial, sustentável e solidário, em que a produção da riqueza tenha como finalidade a qualidade de vida;

a natureza transversal e intersetorial da economia solidária, que exige um espaço institucional de articulação e organização do conjunto de políticas relacionadas;

o crescimento expressivo da economia solidária em todos os segmentos da sociedade civil e em políticas públicas municipais e estaduais; as resoluções da II Conferência Nacional de Economia Solidária;

os “13 Compromissos para fazer avançar a Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento”, assumidos pela campanha eleitoral; e

a necessidade de ampliar o patamar das políticas públicas de economia solidária para contribuir com os objetivos centrais apontados por seu programa de governo.

Apresentamos à Sra. Dilma Rousseff, futura Presidenta da República, o pedido de criação do Ministério da Economia Solidária.

Destacamos que esta reivindicação, além de ser respaldada e estar em consonância com as resoluções da II Conferência Nacional de Economia Solidária, é fruto de amplo consenso e convergência dos mais diferentes setores sociais que compõem a economia solidária, os empreendimentos, as entidades de apoio, as universidades e os gestores públicos e parlamentares, além de outros segmentos, que juntos lutam para o Brasil seguir mudando, com o apoio da economia solidária, rumo a um padrão de desenvolvimento que incorpora as alternativas emancipatórias cidadãs e promove a democratização da economia.

Saudações solidárias,


Daniel Tygel
secretaria executiva do
Fórum Brasileiro de Economia Solidária

CONVITE

A Unidos pela Arte – Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de São Carlos – UNIARTE tem a grata satisfação de convidá-los/as para participar da “V FEIRA DE ARTES E ARTESANATO NA ESTAÇÃO CULTURA” (Estação da FEPASA- sito à Praça Antonio Prado, s/nº) que acontecerá no dia 11/12/2010 (sábado) das 14h às 20h.

Além da exposição e vendas de produtos artesanais, antiguidades, trabalhos manuais, artísticos, haverá uma extensa agenda cultural e com apresentações de Corais de Natal.

A realização da Feira conta com o incentivo do Departamento de Apoio à Economia Solidária e a Fundação Pró-Memória de São Carlos.

Maiores informações poderão ser obtidas através do email uniartesaocarlos@yahoo.com.br

Participem!! As inscrições vão até o dia 06/12/10!!

Instituto Cultural Janela Aberta realiza Feira de Economia Solidária

O pessoal do Janela Aberta realizará uma Feira de Economia Solidária em conjunto com o evento Rock in Bicão, com barracas de alimentação e artesanato.

Os interessados deverão ir à reunião hoje, 01/12 às 19h na sede do Instituto Cultural Janela Aberta, localizada à rua Conde do Pinhal, 2340 - Centro (entre as ruas D Pedro II e Rui Barbosa, em frente ao Restaurante Vila Verde).

Para maiores informações, o telefone do Janela Aberta é (16) 3412-6461.


_________________________________

Segue o release do evento Rock In Bicão, aberto aos empreendimentos de Economia Solidária que queiram participar, e arquivo informativo sobre o projeto.

O evento Rock in Bicão, agora em sua terceira edição, tem possibilitado à população de São Carlos a reutilização de um espaço público, transformando-o em um espaço artístico-cultural gratuito e aberto. Com 10 horas de rock'n'roll o evento atrai a população sãocarlense e seus olhares para um espaço público com alto potencial cultural e esportivo, embora subutilizado.

Realizado pelo Espaço Rock N Roll, em parceria com o Instituto Cultural Janela Aberta (2008 e 2010) e apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, o evento pretende neste ano somar à ideia da fruição artística e da divulgação de bandas locais, a coleta de alimentos para entidades assistenciais e parcerias com empreendimentos de Economia Solidária.

O evento ocorrerá nos dias 18 (sáb) e 19 (dom) de dezembro, das 17 às 22h, totalizando 10h de rock. Utilizaremos a própria infra-estrutura do parque que já possui banheiros e espaços cobertos, requisitando ainda apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, assim como da Secretaria de Saúde.