sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Convite para a VI Feira de Artes e Artesanato na Estação Cultura


A Unidos pela Arte - Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de São Carlos - UNIARTE tem a grata satisfação de convidá-los para participar da "VI FEIRA DE ARTES E ARTESANATO NA ESTAÇÃO CULTURA" (Estação FEPASA) que acontecerá no dia 12/03/11 das 14hr às 22hr, cito à Praça Antônio Prado, s/nº, com o indentivo do Departamento de Apoio à Economia Solidária e a Fundação Pró-Memória de São Carlos.

Aos artesãos interessados, solicitamos a gentileza de preencher inscrição até o dia 10/03/11.

Maiores informações serão obtidas nos seguintes endereços:
  • Loja Artesanato Solidário - BOX 63 - Mercado Municipal de São Carlos (Com Clarice, fone: (16) 8138-8541)
  • Atelier Caminho das Artes - Rua Dom Pedro II, nº1640 - Esquina com a XV de novembro. (Com Digenir, fone: (16) 3364-5609 a partir das 13hr30min) ou através do email: uniartesaocarlos@yahoo.com.br
Neste dia promoveremos a exposição e venda de produtos artesanais, antiguidades, trabalhos manuais, artísticos e culturais.

Será vetada a participação de produtos industrializados e RESERVAMO-NOS O DIREITO DE LIMITAR O NÚMERO DE BARRACAS de acordo com o espaço disponível na plataforma.

Contamos com vossas presenças, que muito abrilhantarão o evento.

Atenciosamente,

Galina L. Gonzaga
Vice-Presidente

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ARAUCARTE - Criações Artesanais

A equipe de trabalho artesanal ARAUCARTE nasceu da união de várias experiências e é organizada dentro dos princípios da Economia Solidária. Os membros da ARAUCARTE acreditam que o produto artesanal deve ter boa qualidade, agradar o consumidor, decorar ambientes, divulgar a arte de sua região, mas também trazer aos artesãos e artesãs a satisfação pessoal de poder desenvolver cada vez mais a sua criatividade e talento, além de contribuir no orçamento doméstico com recursos de seu próprio negócio.
O nome ARAUCARTE surgiu para homenagear a árvore ARAUCÁRIA, símbolo de São Carlos - SP. Desta forma, espera-se contribuir de alguma forma com a conscientização das pessoas para a preservação desta, entre outras espécies de nossa natureza ameaçadas de extinção.

CONTATO:
Email: araucarte@yahoo.com.br
Blog: www.araucarte.blogspot.com

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

São Carlos sedia o II módulo do Curso do Centro de Formação em Economia Solidária do estado de São Paulo

São Carlos sediará nos dias 24, 25 e 26 deste mês, o II Módelo do Curso do Centro de Formação em Economia Solidária do Estado de São Paulo. Participarão do evento, representantes de 21 municípios do estado: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Arthur Nogueira, Campinas, Cananéia, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Hortolândia, Jales, Osasco, Paranapiacaba, Registro, Rio Claro, Santa Fé do Sul, Santo André, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Votuporanga.
Os Centros de Formação em Economia Solidária ou CFES, são espaços de implementação da política nacional de formação em economia solidária, a partir da experiência acumulada nessa área. Existem cinco Centros de Formação em Economia Solidária no Brasil, um para cada região do país. A sede da região sudeste é em Belo Horizonte/MG.
Trata-se de uma política pública desenvolvida pela Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério de Trabalho e Emprego e executada pelo Instituto Marista.
O objetivo é garantir um processo estruturado e sistemático de formação de formadores/as, com público alvo em trabalhadores/as de empreendimentos, educadores populares, gestores/as públicos/as, e membros de conselhos de políticas públicas para atuação em Economia Solidária, visando a produção, multiplicação e disseminação de conhecimentos e inovações metodológicas e tecnológicas apropriadas ao desenvolvimento dos empreendimentos econômicos solidários. Neste sentido são público alvo de atuação do CFES.
Os módulos do curso estadual tiveram início em novembro de 2010 na cidade de Hortolândia, com o tema "Educação Popular". O segundo módulo em São Carlos, desenvolverá a temática "Participação Política e Desenvolvimento Humano", e contará com a assessoria da formadora Sabrina Moreira Amaral, do Núcleo de Educação Popular 13 de maio, que coordenará o debate sobre processo de consciência.
Ao todo serão realizados quatro módulos. Os próximos serão realizados em Cananéia e Guararema, com os temas "Comercialização e Desenvolvimento de Produtos" e "Gestão e Planejamento Administrativo e Financeiro", respectivamente.
O objetivo final do curso é construir uma proposta de Projeto Político Pedagógico de formação em Economia Solidária, assim como a sistematização desta construção, que será uma contribuição ao CFES nacional, que discutirá uma diretriz de formação para a Economia Solidária em todo o país.


Local:
O Curso acontecerá no Auditório do Centro Público de Economia Solidária "Herbert de Souza - Betinho", localizado na Rua José Bonifácio, nº 885 - Centro - São Carlos - SP.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Assentamento Santa Helena - Agricultura Familiar e Reforma Agrária

O Assentamento de agricultura familiar Santa Helena está localizado no município de São Carlos - SP, próximo à lagoa do 29 e as treze famílias que o compõem foram assentadas por meio da luta pela Reforma Agrária no ano de 2005.
Os lotes têm uma diversidade de produção agrícola além de criação de animais e derivados de leite, tais como:
- cultivo de milho, feijão andu, mandioca, abóbora, abobrinha e hortaliças;
- produtos derivados do leite, como queijo e requeijão;
- criação de galinhas, porcos caipiras e de bovinos;
- ovos caipiras, buchas vegetais, temperos;
- sementes de adubação verde, mucuna preta, feijão de porco, feijão guandu.
Todos esses produtos podem ser adquiridos diretamente no assentamento ou por meio de encomendas pelos telefones:

(16) 9705-8058 - Lindamira
(16) 8175-2340 - Zita
(16) 8138-2118 - Dina
(16) 8122-4293 - Rita

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de São Carlos - UNIARTE


A UNIARTE considera que toda atividade artística, artesanal e cultural merece ser incentivada e privilegiada por representar a diversidade cultural do povo brasileiro.
Esta Associação é resultado da união de artesãos e artistas em geral, com o objetivo de estimular e criar espaços de exposição e comercialização de arte e artesanato, a partir de uma nova forma de organização do trabalho, sob os princípios da Economia Solidária, com a perspectiva de geração de trabalho e renda, de inclusão social, promoção do desenvolvimento justo e solidário e o fomento à cidadania.

Contatos:
Endereço: Artesanato Solidário - BOX 63
Mercado Municipal de São Carlos
Email: uniartesaocarlos@yahoo.com.br
Fones: (16) 8138-8541
(16) 9962-6769

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Feira Regional de Artes e Artesanato de Brotas - 2011

"Temos a grata satisfação de convidá-los para participar da 'FEIRA REGIONAL DE ARTES E ARTESANATO de Brotas - 2011'.
Dias: 05 e 06 de março de 2011 (sábado e domingo de Carnaval)
Local: Praça Amador Simões - Centro
Horário: Das 10:00hr às 22:00hr

Inscrições: Até dia 22 de fevereiro de 2011 (confirmação até as 17hr)
Pelo Tel: (14) 3653-1122 (com Lili ou Vânia) ou pelo email: cultura@brotas.sp.gov.br

Será vetada a comercialização de produtos industrializados, não será cobrada taxa dos participantes.
Cada artesão deverá arcar com transporte, alimentação, estrutura para exposição e venda dos produtos, bem como extensão grande e lâmpadas se for permanecer no evento durante a noite.

ATENÇÃO: Estamos aguardando confirmação de alojamento para os artesãos.

Contamos com a sua presença e agradecemos antecipadamente,

Diretor de Cultura
Carlos Alberto Rebecca"

Estão abertas as Inscrições para a III Feira de Cultura e Economia Solidária, que acontece em conjunto com o Festival Grito Rock.

A Feira acontecerá nos dias 26 e 27 de março de 2011, na Estação Cultura de São Carlos (Praça Antônio Prado, s/nº - Antiga Estação Fepasa)

O horário da Feira está previsto das 16hr às 22hr. Os grupos terão a liberdade de escolher o melhor horário para a montagem de seu estande, com o teto de no máximo 14hr para o início da montagem.

Inscrições
As inscrições iniciam-se em 11 de fevereiro e deverão ser enviadas, impreterivelmente, até o dia 4 de março de 2011 (sexta-feira) até as 23hr59min para o endereço eletrônico: gritorock@massacoletiva.foradoeixo.org.br ou entregue em mãos ou pleos correios, até as 18hr, no endereço: Rua José Bonifácio, nº 885 - Centro - CEP:13.560-610 - São Carlos - SP (Centro Público de Economia Solidária).

Através do endereço eletrônico já citado você também pode adquirir a sua ficha de inscrição, o regulamento e outras informações.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

COLETA SELETIVA - meio ambiente, cidadania e desenvolvimento de mãos dadas


A Coleta Seletiva Porta a Porta está no seu Bairro

Toda semana o pessoal da Cooperativa de Coleta Seletiva passa pelo seu bairro coletando os materiais recicláveis. Você e sua família podem perticipar separando esses materiais e entregando no dia para os cooperados.
É da venda desse material que os catadores cooperados obtêm toda a sua renda (eles não são funcionários da Prefeitura). A Coleta Seletiva está recolhendo também óleo de cozinha usado, para evitar a poluição das águas e aproveitar seu potencial para outros usos.
A Coleta Seletiva traz muitos benefícios:
Ambientais - reduz o consumo de energia e de matérias-primas, contribui para o combate à dengue.
Sociais - é uma alternativa de trabalho, renda e organização coletiva para as catadoras e catadores das cooperativas.

Veja o dia em que a Coleta passa no seu Bairro

SEGUNDA-FEIRA: Centro, Jd. Brasil, Jd. Cardinali, V. Santo Antônio, V. Rancho Velho, Jd. Bethânia, Pq. Santa Mônica, Jd. Paraíso, Pq. FaberI, Res. Swiss Park.
TERÇA-FEIRA: V. Nery, V. Faria, V. Max, Chácara do Parque, Res. Américo Alves Margarido, Res. Itamaraty, Maria Stella Fagá, Jd. Lutfalla, Solar dos Engenheiros, Chácara Casalle, Cidade Jardim, Pq. Arnold Schmidt, Jd. Santa Paula, Jd. Centenário, Jd. Bandeirantes, Vila Prado, Bela Vista, Lagoa Serena. QUARTA-FEIRA: V. Derigge, V. Arnaldo, V. Albertini, Chácara Parolo, Jd. Paulistano, Pq. Delta, Pq. Industrial, Jd. Hikare, Nova Santa Paula, Pq. Santa Marta, Jd. Acapulco, Boa Vista, Jd. Beatriz, Jd. Medeiros, Boa Vista II, Jd. Belvedere.
QUINTA-FEIRA: V. Elizabeth, V. Laura, Chácara Bataglia, Chácara Paraíso, Jd. Macarenco, V. Costa do Sol, Tijuco Preto, Jd. Alvorada, Planalto Paraíso, Santa Felícia (até Av. Bruno Ruggiero), V. Monteiro, Jd. Mercedes, V. Marcelino, V. Alpes, UFSCar.
SEXTA-FEIRA: V. Carmem, Jd. Botafogo, Jd. das Torres, Parque Fehr.

Coleta por agendamento: Parque Itaipu, CEAT "Dr. Emilio Fehr", Shopping Iguatemi.

Pontos de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis:
1. CEMEI Dionísio da Silva - R. Cristóvão Martinelli, 150 - Santa Eudóxia
2. CEMEI José Brito Castro - R. Rui Barbosa, s/nº - Santa Eudóxia
3. CEMEI Santo Piccin - R. Bela Cintra, s/nº - Água Vermelha
4. CEMEI Juliana Perez - R. Rio Grande, 230 - Jockey Clube
5. CEMEI Maria Luiza Perez - R. Irmão Maria São Luiz, 52 - Jd. Paulistano
6. CEMEI Amélia M. Botta - R. Péricles Soares, 160 - Arnon Mello
7. EMEB Angelina D. de Melo - R. João Ferreira, s/nº - Santa Felícia
8. CEMEI Walter Blanco - R. Francisco G. de Guzzi, s/nº - Santa Felícia
9. CEMEI Maria Lucia Marrara - R. Alberto Lanzoni, 270 - Santa Felícia
10. CEMEI José Marrara - R. Abraão João, 25 - Jd. Bandeirantes
11. CEMEI José Antunes Souza - R. Luiz Saia, 42 - Jd. Santa Paula
12. CEMEI Aracy Leite Pereira Lopes - R. Dr. Carlos de Camargo Salles, 163 - Jd. Lutfalla
13. CEMEI Julien Fauvel - R. Antônio Blanco, 555 - Tijuco Preto
14. CEMEI Helena Dornfeld - R. Estados Unidos, 1.181 - Vila Costa do Sol
15. CEMEI Marli de Fátima Alves - R. Bento da Silva César, 101 - Santa Maria II
16. CEMEI Antônio Lourdes Rondon - R. Olavo Zabotto, 109 - Maria Stella Fagá
17. CEMEI Cônego Manoel Tobias - R. Major Manoel Antônio de Mattos, 1.561 - Vila Nery
18. CEMEI Dep. Lauro Monteiro da Cruz - R. Silvério Ignarra Sobrinho, s/nº - Vila Monteiro
19. CEMEI João Jorge Marmorato - R. Santa Gertrudes, 475 - Vila Isabel
20. CEMEI João Muniz - R. Alderico Vieira Perdigão, 950 - Cruzeiro do Sul
21. CEMEI Octávio de Moura - R. Francisco Marigo, 940 - Cruzeiro do Sul
22. CEMEI Casa Rosa - R. Maria das Graças Custodio, 126 - Cidade Aracy I
23. CEMEI Dário Rodrigues - R. Regit Arab, 267 - Cidade Aracy
24. CEMEI Benedita Sthal Sodré - R. Antônio Martines Carrera, 1.683 - Jd. Beatriz
25. CEMEI Osmar S. de Martini - R. João Sabino, s/nº - Redenção
26. CEMEI Ruth Bloen Souto - R. Bispo César da Costa Filho, 364 - Vila Carmem
27. CEMEI Carmelita R. Ramalho - Av. Sallum, s/nº - Vila Prado
28. USF Dr. João M. Villari - R. 13 de Maio, 1.173 - Jd. São Carlos
29. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia - R. General Osório, 1.138 - Centro

Como separar os recicláveis

Não é preciso descartar cada tipo de material em um recipiente diferente, mas apenas separar os recicláveis dos não-recicláveis.

O que ENTREGAR para a Coleta Seletiva

PAPÉIS: jornais, revistas, caixas de papelão, papel branco ou colorido, caixinhas tipo longa vida (leite, sucos).
PLÁSTICOS: garrafas de refrigerante (Pet), embalagens de produtos de limpeza, sacos e sacolas plásticas, potes de margarina, iogurte, requeijão e outros recipientes.
VIDROS: garrafas, copos, potes e frascos.
METAIS: latinhas de alumínio, latas de molho de tomate, conservas e óleo, latas de tinta, sucata de ferro.
ÓLEO DE COZINHA USADO: Você pode separar o óleo usado toda vez que limpar sua frigideira. Juntando-o em garrafas plásticas bem fechadas, você pode entregar para a Coleta Seletiva domiciliar toda vez que o pessoal da cooperativa passar em sua casa ou entregar o óleo usado nos Postos de Entrega Voluntária. Procure a escola mais próxima, posto de saúde ou centro comunitário e veja se eles estão participando do programa.

O que NÃO ENTREGAR para a Coleta Seletiva:

COMPOSTÁVEIS: restos de comida, cascas de ovo, frutas, legumes, folhas e galhos.
REJEITOS: lixo de banheiro, fraldas descartáveis, absorventes, guardanapos sujos, papéis engordurados.
RESÍDUOS PERIGOSOS: pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de produtos tóxicos.
OUTROS MATERIAIS: embalagens de bolachas e salgadinhos, papel de bala, bandejinhas de isopor, papéis carbono, de faz e celofane, vidros planos, acrílico, madeira, espuma, couro.

Dúvidas, Sugestões, Reclamações?

Programa Municipal de Fomento à Economia Solidária
Rua José Bonifácio, 885
Fone: 3371-9219 e 3307-6808
economia.solidaria@saocarlos.sp.gov.gr

Coordenadoria do Meio Ambiente
Rua General Osório, 1.138
meioambiente@saocarlos.sp.gov.br

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Atenção artistas, entidades de cultura sem fins econômicos e produtores culturais!

Está disponível no site da Prefeitura Municipal o edital do Concurso de Seleção de Projetos Culturais - Fundo Municipal de Cultura de São Carlos no seguinte link:
http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/licitacoes-prefeitura/concurso-de-projetos/selecao-de-projetos-culturais-2011.html

As inscrições irão até às 9h do dia 28 de março de 2011.

Está disponível um montante de R$180.000,00 distribuídos em 3 categorias!!!!

Não percam a oportunidade de se inscreverem e participarem!

Qualquer dúvida ligar para 3373-2707 ou mande um e-mail para cultura@saocarlos.sp.gov.br

Boa sorte à todos!

Coordenadoria de Artes e Cultura
Prefeitura Municipal de São Carlos
cultura@saocarlos.sp.gov.br
(16) 3373-2700
Praça Antonio Prado s/n - Estação Cultura

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


BANCO DO POVO DE SÃO CARLOS
Uma oportunidade para ampliar seu negócio

O que é o Banco do Povo de São Carlos?

É uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Carlos feita em 14/01/2002. O Banco do Povo de São Carlos facilita o acesso ao crédito aos empreendedores de pequenos negócios, com firma aberta ou não. Atua através dos Agentes de Crédito que coletam informações sobre os empreendimentos dos clientes e suas necessidades, encaminhando seus pedidos de financiamento para o Comitê de Crédito Operacional, que poderá aprovar ou não, segundo critérios técnicos.

Para quem se destina o crédito?
  • Produtor rural, microempreendedor(a) individual (MEI), micro e pequenas empresas e pessoas que trabalham por conta própria de maneira formal ou informal, e contribuem para o aumento da renda familiar.
  • Para cooperativas e outras formas de associação de produção que sejam legalmente constituídas.
Exigências para liberação do crédito
  • Estar produzindo no município há mais de seis meses, com firma aberta ou não;
  • Se pessoa física, residir no município há mais de dois anos;
  • Não possuir restrições cadastrais no SCPC - Serasa - Cadin, tanto o cliente como o seu avalista;
  • Ter um faturamento bruto de até R$240.000,00 nos últimos doze meses;
  • Apresentação dos documentos exigidos para a liberação do crédito*;
  • Crédito sujeito à análise.
O que é financiável e prazos de pagamentos e valores de crédito

Investimento físico:
Compra de máquinas e equipamentos em geral.
  • Pessoa física: R$200,00 a R$3.000,00 p/ 1º crédito, e a partir 2º crédito até R$5.000,00 em 24 parcelas iguais.
  • Pessoa jurídica: R$200,00 a R$5.000,00 p/ 1º crédito, e a partir 2º crédito atéR$7.500,00 em 36 parcelas iguais.
  • Produtor rural devidamente legalizado: R$200,00 a R$5.000,00 p/ 1º crédito, e a partir 2º crédito atéR$7.500,00 em 36 parcelas iguais.
  • Cooperativas e Associações: R$200,00 a R$25.000,00, limitado ao máximo de R$5.000,00 por associado, se o total de sócios for menor que cinco em até 36 parcelas iguais.
  • Financiamento Material de Construção para reforma ou ampliação do imóvel utilizado no negócio: Pessoa física = 24 parcelas iguais / Pessoa jurídica = 36 parcelas iguais.
Capital de Giro: Compra de Mercadorias em Geral
  • Pessoa física: R$200,00 a R$3.000,00 p/ 1º crédito, e a partir 2º crédito até R$5.000,00 em até 12 parcelas iguais.
  • Pessoa Jurídica: R$200,00 a R$5.000,00 em até 18 parcelas iguais.
  • Produtor rural devidamente legalizado: R$200,00 a R$5.000,00 em até 18 parcelas iguais.
  • Cooperativas e Associações: R$200,00 a R$25.000,00, limitado ao máximo de R$5.000,00 por associado, se o total de sócios for menor que cinco em até 18 parcelas iguais.
  • Financiamento das despesas (documentação) para a abertura da sua empresa am até 12 parcelas iguais.
  • Início negócio para pessoa física com formação profissional de R$200,00 a R$1.000,00 em até 24 parcelas iguais.
  • Início negócio para pessoa jurídica de R$200,00 a R$5.000,00 em até 36 parcelas iguais.
O que não pode financiar

Pagamentos de dívidas, compra de veículos de passeio, atividades ilegais (produtos contrabandeados e marcas pirateadas, itens que firam as leis ambientais, entre outras) e crédito pessoal.

Garantias para liberação do crédito

Avalista: Pessoa física sem restrições cadastrais (SCPC - Serasa - Cadin) para liberação do primeiro crédito, e a partir do segundo crédito poderá ser dispensado de acordo com os procedimentos do Banco do Povo.
Alienação: para veículos utilitários, motos e tratores.

JUROS DE 0,7% A/M

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS*
Obrigatória 2 cópias (xerox) de cada documento abaixo

Para empresas registradas
  • Contrato social e alterações ou req. do empresário (JUCESP);
  • Comprovante de enquadramento "ME";
  • Cartão C.N.P.J e inscrição estadual (DECA);
  • Inscrição Municipal;
  • RG, CPF do cliente e cônjuge;
  • Contrato de locação caso houver;
  • 1 orçamento do objeto a ser financiado
Primeiro crédito de R$200,00 a R$5.000,00
Segundo crédito de R$200,00 a R$7.500,00

"MEI" (Microempreendedor Individual)
  • Certificado Condição Empreendedor Individual;
  • Cartão do C.N.P.J, e outros.
Primeiro crédito de R$200,00 a R$5.000,00
Segundo crédito de R$200,00 a R$7.500,00

Produtor Rural
  • Declaração Cadastral (DECA);
  • C.N.P.J e contrato de arrendamento.
Primeiro crédito de R$200,00 a R$5.000,00
Segundo crédito de R$200,00 a R$7.500,00

Quem trabalha por conta própria (negócios não registrados)
  • RG, CPF do cliente e cônjuge;
  • Comprovante de residência atualizado do cliente (telefone, luz, água, IPTU);
  • Certidão de Casamento ou Nascimento se for solteiro;
  • 1 orçamento do objeto a ser financiado.
Primeiro crédito de R$200,00 a R$3.000,00
Segundo crédito de R$200,00 a R$5.000,00

Para Avalistas
  • RG e CPF dos avalistas e cônjuges;
  • Comprovante de residência atualizado (telefone, luz, IPTU);
  • Certidão de Casamento ou Nascimento se for solteiro;
  • Preencher e assinar em 02 (duas) vias a ficha de capacidade do avalista.
Avalista pode residir na mesma casa, porém não pode fazer parte do negócio.

Orçamento do bem ou serviço adquirido pelo cliente
  • Orçamento do fornecedor com data de expedição;
  • Papel timbrado da empresa com C.N.P.J ou carimbo;
  • Prazo de entrega e garantia do bem;
  • Preço à vista;
  • Validade do orçamento;
  • Assinatura do responsável pelo orçamento;
  • Descrição completa do bem ou serviço (material, tamanho, potência, qualidade, modelo, etc.).

ATENDIMENTO
Centro Público de Economia Solidária Herbert de Souza "Betinho"
Rua José Bonifácio, 885 - Centro.
Telefones/FAX: (16) 3376.6561/ 3371.9219 / 3307.6808
Horário das 8hr às 18hr

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Horta Orgânica Comunitária do Cidade Aracy


PROJETO "HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA DO CIDADE ARACY"

O Projeto é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, SAAE, empresas privadas e um grupo organizado de trabalhadores do bairro. Experiência piloto de constituição de um Horta Orgânica, tem como objetivo:
  • Promoção de hábitos alimentares saudáveis junto aos trabalhadores envolvidos na produção da horta;
  • Geração de renda aos trabalhadores, com a comercialização da produção excedente da Horta Orgânica Comunitária;
  • Criação de condições favoráveis para que a comunidade local tenha acesso e consuma alimentos orgânicos com qualidade e a preços justos.
Esta iniciativa se destaca pelo trabalho coletivo realizado pelos trabalhadores da Horta que recuperaram a capacidade produtiva de um terreno arenoso e plantaram produtos orgânicos, sem nenhum tipo de agrotóxico, permitindo que a comunidade da região do Cidade Aracy tenha acesso a produtos que permitem a melhoria de seus hábitos alimentares, com alimentos de qualidade e limpos, pois o plantio não agride a terra e garante, por meio de um preço justo, o consumo de alimentos saudáveis.

PROGRAMA DE FOMENTO À ECONOMIA SOLIDÁRIA

O grupo de trabalhadores da Horta Orgânica Comunitária do Cidade Aracy procura atuar de acordo com os princípios da Economia Solidária. O projeto é desenvolvido com o apoio e a assessoria do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.
Trata-se de uma política de geração de trabalho e renda com a construção de um ambiente favorável à constituição de um empreendimento coletivo, voltado para a produção, distribuição e comercialização do excedente produzido pela Horta, permitindo que a população tenha garantido o direito e o acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e com base em práticas alimentares saudáveis.

Visite e faça suas compras!
Rua João Martins França, nº13 - (Antiga Rua 56)
Cidade Aracy - São Carlos
Telefone para contato: (16) 9157-2097 - (Sr. Nilson)