sexta-feira, 25 de março de 2011

MATERIAL DE APOIO DOS CONSELHOS

Vale a pena se manter informado sobre as questões dos conselhos...

MATERIAL DE APOIO DOS CONSELHOS

Coopervida - Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos - SP

A Coopervida, um Empreendimento Econômico Solidário, é responsável pela coleta seletiva do município, realizada de segunda à sexta-feira. O sistema de coleta adotado é o "porta a porta".
Três equipes são acompanhadas por caminhões que, concluída a coleta de rua, dispõem os materiais na Central de Triagem para serem separados, beneficiados e comercializados.
A receita gerada com a venda dos materiais e a remuneração da prestação de serviço de coleta seletiva é revertida integralmente para os trabalhadores.

CNPJ 06.370.345/0001-13
Rua José Mancini, 615, Jardim São José,
São Carlos - SP
CEP: 13574-500
Tel. (16) 3368-1361
email: coopervida@hotmail.com

quinta-feira, 24 de março de 2011

Centro Público de Economia Solidária "Herbert de Souza - Betinho"


O Departamento de Apoio à Economia Solidária está sediado no Centro Público de Economia Solidária "Herbert de Souza - Betinho". Este espaço é o pólo irradiador da Política Pública Municipal e abrigo administrativo dos empreendimentos, oferecendo instalações físicas e infra-estrutura de mobiliário e equipamentos apropriados, para a realização de Encontros, Plenárias e Conferências que tem deliberado sobre a política, os rumos e o desenvolvimento da Economia Solidária.
Atualmente são apoiados e/ou assessorados pelo Departamento e utilizam o Centro Público 23 empreendimentos, com cerca de 600 trabalhadores, que se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento e de atividades, tais como artesanato, entregas rápidas, horticultura, alimentação, limpeza, confecção, produção cultural e comunicação, reciclagem, etc.

Centro Público de Economia Solidária
"Herbert de Souza - Betinho"

Endereço: Rua José Bonifácio, 885 - Centro - São Carlos - SP
Tel: (16) 3307-6808 / 3371-9219 / 3376-6561
email: economia.solidaria@saocarlos.sp.gov.br

http://economiasolidariasaocarlos.blogspot.com/

quarta-feira, 23 de março de 2011

Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura Massa Coletiva

O Massa Coletiva é um Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura sob os princípios da autogestão, do trabalho colaborativo, do uso de tecnologias livres e do compartilhamento aberto do conhecimento. É responsável pelo Ponto de Cultura Programa Cultura Viva Independência ou Marte - Comunicações Solidárias, além de fazer parte do Circuito Fora do Eixo atuando como Ponto de Referência Regional no Estado de São Paulo.
O Circuito Fora do Eixo é um rede colaborativa de trabalho constituída por coletivos de cultura espalhados pelo Brasil, pautados nos princípios da Economia Solidária, do associativismo e do cooperativismo, da divulgação, da formação e do intercâmbio entre redes sociais.
O Movimento busca um conjunto de ações que objetiva estimular a autoralidade, a criatividade e a inovação através do compartilhamento de tecnologias livres aplicadas às expressões culturais e artísticas na busca da sustentabilidade e desenvolvimento de tecnologias sociais.

CONTATO:
Tel: (16) 3412-7124
Email: contato@massacoletiva.foradoeixo.org.br

segunda-feira, 21 de março de 2011

ACASC - Associação do Comércio Alternativo de São Carlos

Atividade: Fomento e defesa dos interesses e das atividades dos trabalhadores do comércio alternativo.
Fundação: 30 de novembro de 2005

A ACASC e seus associados organizam-se dentro dos princípios da Economia Solidária e têm como objetivo trabalhar dignamente e em conjunto com toda a sociedade, dando à categoria dos ambulantes o respeito e a oportunidade de realizarem suas atividades com união e organização, oferecendo produtos de boa qualidade.

CONTATO:
Rua Antônio Stella Moruzzi, 630
Jd. das Torres
(16) 3375-1146
(16) 3372-1587

quinta-feira, 17 de março de 2011

Arte na Ativa - Ateliê Coletivo. Sons, Artes e Letras. Seu espaço Alternativo.

O Arte na Ativa Ateliê Coletivo surgiu da união de artistas e artesãos que buscaram solução para dar maior visibilidade aos seus produtos, guiados pelo princípio da Economia Solidária, visando também a geração de renda, o fomento da cidadania, a inclusão social, o desenvolvimento justo e solidário e o cuidado com o meio ambiente.
Fundado pelos designers Sandra Peixoto e Pedro Machado, o Arte na Ativa Ateliê iniciou suas atividades no ano 2000 e passou a ser Coletivo em agosto de 2007, quando perceberam que havia um grupo de pessoas desenvolvendo trabalhos nas áreas de arte, música, cultura e artesanato que buscava viabilizar a divulgação dos mesmos e tinha ideias congruentes, como a busca da qualidade de vida e um mundo melhor, justo e solidário.
A preservação ambiental é a maior preocupação do Arte na Ativa Ateliê Coletivo, e sua produção é voltada para a reutilização e reciclagem de resíduos urbanos e rurais, desenvolvendo acessórios da moda e objetos de decoração a partir desses materiais, além da recuperação de materiais gráficos e sonoros, como Lp's, Cd's, revistas em quadrinhos e livros.

Rua Marcolino Lopes Barreto, 1306 - São Carlos - SP
(com hora marcada)
Atendimento Personalizado: ligue: (16) 3374-7586
http://artenaativa.multiply.com

quarta-feira, 16 de março de 2011

Estão abertas as Inscrições para a III Feira de Cultura e Economia Solidária, que acontece em conjunto com o Festival Grito Rock.

Como a totalidade das vagas para o ARTESANATO não foram totalmente preenchidas, as inscrições foram reabertas e poderão ser feitas ainda até sexta-feira (18/03), no endereço:
Rua José Bonifácio, 885 / Centro / CEP: 13560-610
São Carlos / SP / Centro Público de Economia Solidária
ou ainda pelo endereço eletrônico:
gritorock@massacoletiva.foradoeixo.org.br

Reiteramos que apenas serão aceitas inscrições para o ARTESANATO!

Grito Rock 2011 - São Carlos/SP

Grito Rock 2011: festival integrado conquista América Latina

O Grito Rock chega a sua nona edição com o impressionante número de mais de 130 cidades realizadoras em 2011, incluindo países como Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras e El Salvador, e consolida-se como o maior festival integrado das Américas.
A expectativa é que mais de 700 artistas se apresentem para um público de aproximadamente 200 mil pessoas. Os eventos do Grito Rock acontecerão entre 19 de fevereiro e 28 de março.
O Grito Rock é uma produção do Circuito Fora do Eixo em conjunto com os coletivos e conta com a parceria das Casas Associadas e apoio Toque Brasil. O Festival é filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes - Abrafin.

Grito Rock São Carlos (SP)

A cidade de São Carlos promove esse ano sua quarta edição do festival que já trouxe aos palcos importantes bandas do cenário independente nacional, além de bandas da própria cidade.
O evento em 2011 acontecerá em dois espaços, com formatos diferentes: um aberto e gratuito em espaço público e outro em parceria com a casa de shows Metropolis Dinning Club. A edição sancarlense conta também com um evento pré-grito que além de divulgar, dá boas vindas ao Grito Rock 2011 na cidade.
O Massa Coletiva é um Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura integrante do Circuito Fora do Eixo que atua na cidade de São Carlos sob os princípios da rede, desenvolvendo seus trabalhos de maneira colaborativa com outros agentes locais, não só na área da cultura mas também dentro do movimento de Economia Solidária, em busca da democratização da produção e do acesso aos bens culturais.
Com mais de dois anos de atuação na cidade, o coletivo têm realizado diversos eventos gratuitos por ano, focados na produção, divulgação e formação nas áreas de Música e Cinema. Como realizador das edições do Festival Grito Rock na cidade, o Massa Coletiva propõe a integração de outras linguagens artísticas à música, como o cinema, o teatro e as artes circenses.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

25/03 - Sexta-feira

23hr
Atmosfera Lunar (Franca-SP)
Huey (São Paulo-SP)
Grito EnCena:
Mamute (São Carlos-SP)

Local: Metropolis Dinning Club
Entrada: R$7,00

26/03 - Sábado

16hr
Aos Maníacos Símeis (São Carlos-SP)
Chavala Talhada (Ribeirão Preto-SP)
Grito EnCena:
Zibaldoni (Ribeirão Preto-SP)
Mugo (Goiânia-GO)
Grito EnCena:
Preto no Branco (São Carlos-SP)
Mostra de Cinema:
Por um punhado de golpes
Engolervilha
Muro
Trupe Chá de Boldo (São Paulo-SP)
Do Amor (Rio de Janeiro-RJ)

III Feira de Cultura e Economia Solidária

Local: Estação Cultura
Entrada: Gratuita

26/03 - Sábado

23hr
Bexigão de Pedra (São Carlos-SP)
Astronauta Pinguim (São Paulo-SP)
Grito EnCena:
Mamute (Ribeirão Preto-SP)

Local: Metropolis Dinning Club
Entrada: R$7,00

27/03 - Domingo

14hr
Debate Pop-Up do Festival Contato:
Músicos e Casas Noturnas


16hr

Grito EnCena:
Trapo di Trupe (São Carlos-SP)
Cannes Foot (Serrana-SP)
Gagged (São Carlos-SP)
Grito EnCena:
Cia Caipira de Dança (Araraquara-SP)
Loungetude 46 (São Paulo-SP)
Mostra de Cinema:
O Beijoqueiro, retrato de um Serial Kisser
Seychelles (São Paulo-SP)
Los Perrosky (Santiago-Chile)

III Feira de Economia Solidária

Local: Estação Cultura
Entrada: Gratuita

terça-feira, 15 de março de 2011

Magia do Artesananto

O Grupo Magia do Artesanato surgiu em janeiro de 2009, da reunião de artesãos e artesãs que produziam individualmente e identificaram na construção de um grupo autogestionário, organizado nos princípios da Economia Solidária, uma possibilidade de ampliação da produção e comercialização de seus produtos.
O grupo tem como diretrizes a valorização da produção com diversidade de produtos, com boa qualidade e a construção de uma relação mais próxima entre quem produz e quem consome.
Com o passar dos meses o grupo ganhou novos integrantes, aumentou a interação com os demais empreendimentos solidários de São Carlos e região, e vem contribuindo para o fortalecimento do movimento da Economia Solidária.

CONTATO:
Tel: (16) 9791-7045 (Cintia)
(16) 9241-5626 (Leila)
Email: kelcin@ig.com.br

segunda-feira, 14 de março de 2011

YouTube abre vagas de emprego | Clube do Rh

YouTube abre vagas de emprego | Clube do Rh

Revista Fórum

Revista Fórum

Uma nova aldeia global? « Ethevaldo Siqueira

Uma nova aldeia global? « Ethevaldo Siqueira

Concurso de Seleção de Projetos Culturais - Fundo Municipal de Cultura de São Carlos

Estão abertas as inscrições, até o dia 28 de março às 9hr, para o Concurso de Seleção de Projetos Culturais - Fundo Municipal de Cultura de São Carlos, através do qual serão financiados projetos culturais em três categorias: Criação Artística (até R$20.000,00), Ocupação de Espaços de Cultura (até R$15.000,00) e Fomento à Formação Artística (até R$10.000,00 - somente para pessoas jurídicas sem fins lucrativos).

O total de investimentos públicos será de R$180.000,00 sendo abertas inscrições para pessoas físicas e pessoas jurídicas sem fins lucrativos.

A Coordenadoria de Cultura está organizando também atividades que ajudam na construção do Projeto:

1. Workshop "Apresentação de Projeto e Planilha Orçamentária"
O foco principal deste workshop será a discussão sobre o Anexo II do Edital.
Data: dia 14 de março (segunda-feira)
Horário: 19hr
Local: Auditório da Estação Cultura

2. Plantão de dúvidas
Todas as quintas e sextas das 9hr30min às 11hr30min e das 14hr30min às 17hr30min na Coordenadoria de Artes e Cultura.
Agendamento Prévio pelo Telefone: 3373-2707 ou pelo Email: cultura@saocarlos.sp.gov.br

O edital e os anexos do Concurso Seleção de Projetos Culturais - Fundo Municipal de Cultura de São Carlos estão disponíveis também no link:
http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/licitacoes-prefeitura/concurso-de-projetos/selecao-de-projetos-culturais-2011.html

Não percam a oportunidade de se inscreverem e participarem!


Contato da Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos
(16) 3373-2707
http://aquitemculturasaocarlos.blogspot.com/
http://twitter.com/CulturaSanca
aquitemcultura@saocarlos.sp.gov.br
aquitemcultura@googlegroups.com

quarta-feira, 2 de março de 2011

Recriart - Reciclando e Fazendo Arte

O grupo Recriart é formado por usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) com objetivo terapêutico e de reinserção social, através da produção e venda de produtos de papel reciclado.
O grupo é apoiado por uma Co-gestão entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e a INCOOP/UFSCar, para promover iniciativas de Economia Solidária. Este projeto traz inúmeros benefícios aos usuários e aprendizado a todos.

CONTATO:

Tel: (16) 3374-7217 ou 3372-3111
Blog: www.recriart.blogspot.com

terça-feira, 1 de março de 2011

24ª Feira de Artes da Vila Pompéia

Srs. Expositores,

Estão abertas as inscrições para artesãos, designers, artistas plásticos, estilistas, escultores, etc., como também a seleção de músicos e mais artistas, para a 24ª Feira de Artes da Vila Pompéia, que acontecerá no domingo de 15 de maio, das 9hr às 19hr. O tema deste ano é "Meu Brasil Brasileiro", enaltecendo a cultura brasileira e você faz parte dessa história.

Visite o blog: www.centroculturalpompeia.blogspot.com para conhecer as edições anteriores e saber o que está rolando sobre a 24ª Feira de Artes da Vila Pompéia. Expositores de outras cidades poderão efetuar suas inscrições através do email: atendimento@centroculturalpompeia.org.br com os procedimentos feitos pelo correio.

Centro Cultural Pompéia - Rua Ministro Ferreira Alves, 305 - Vila Pompéia - São Paulo