segunda-feira, 30 de maio de 2011

Curso Gratuito em Alimentação


CURSO GRATUITO
BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO


O Curso de Aperfeiçoamento Profissional - Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC-216) tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à manipulação de produtos de alimentação, conhecimentos sobre as medidas e as condições higiênico-sanitárias indispensáveis para o consumo de alimentos seguros e com qualidade, visando atender a RDC 216.


O CURSO É ABERTO APENAS PARA OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS ORGANIZADOS NA ECONOMIA SOLIDÁRIA.


TODOS OS TRABALHADORES/AS RECEBERÃO O CERTIFICADO DO SENAI.


Pré-requisitos:
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.

Data de inscrição:

23 de maio a 22 de junho.

As inscrições podem ser feitas no Centro Público de Economia Solidária (Rua José Bonifácio, 885, Centro), em horário comercial.


Período do Curso:
De 11 a 15 de julho
Das 18h às 22h
Local: Centro Público de Economia Solidária

Conteúdo:
BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO:
Legislação;
Código Sanitário;
CLT;
Código de Defesa do Consumidor;
Portarias de Boas Práticas de Fabricação;
Segurança no Trabalho: Equipamentos de proteção individual e coletiva;
Boas Práticas de Manipulação: Definição;
Prevenção da contaminação cruzada;
Projetos e instalações;
Higiene pessoal;
Equipamentos e utensílios;
Limpeza e sanificação;
Manipulação;
Controle integrado de pragas;
Controle da potabilidade da água;
Procedimento Operacional Padrão.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ida para a Mega Artesananal em São Paulo


MEGA ARTESANAL é uma feira direcionada ao setor de artes, artesanato e artes manuais no Brasil, que acontece em São Paulo.

O pessoal dos grupos de artesanato da Economia Solidária está se organizando para ir a esta feira.

A idéia é locar vans, que fariam o transporte dos/as artesãos/ãs e das mercadorias compradas.

O Departamento de Apoio à Economia Solidária contribuirá com o aluguel de uma van. As demais vans necessárias serão locadas e o valor dividido entre todo/as os participantes. Desta forma o custo vai baratear bastante. Estimamos que fique entre R$40,00 e R$30,00, dependendo do número de interessados/as (esse valor é apenas do transporte).

O pessoal irá no dia 29 de junho (quarta-feira).

Quem quiser ir deverá entrar em contato com:


Loja Artesanato Solidário – Box 63 – Mercado Municipal de São Carlos (Das 09h00min as 18h00min horas);

Atelier Caminho das Artes – Rua: D. Pedro II, 1640 – Esquina com XV de Novembro – (Das 13h30min as 18h00min horas) ou através do email uniartesaocarlos@yahoo.com.br ouuniartesc@gmail.com


Prazo máximo para inscrição: 27 de maio (sexta-feira)

terça-feira, 24 de maio de 2011

IX FEIRA DE ARTES E ARTESANATO NA ESTAÇÃO CULTURA

A Unidos pela Arte – Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de São Carlos – UNIARTE convida a todos a participar da “IX FEIRA DE ARTES E ARTESANATO NA ESTAÇÃO CULTURA” (Estação da FEPASA) que acontecerá no dia 11/06/2011 das 14h às 20 horas, à Praça Antonio Prado, s/nº, com o incentivo do Departamento de Apoio à Economia Solidária e a Fundação Pró-Memória de São Carlos.


Aos artesãos interessados, a inscrição deve ser preenchida até o dia 08/06/2011.


Maiores informações poderão ser obtidas nos seguintes endereços:

Loja Artesanato Solidário – Box 63 – Mercado Municipal de São Carlos (Das 09h00min as 18h00min horas);

Atelier Caminho das Artes – Rua: D. Pedro II, 1640 – Esquina com XV de Novembro – (Das 13h30min as 18h00min horas) ou através do email uniartesaocarlos@yahoo.com.br ou uniartesc@gmail.com

Neste dia haverá exposição e vendas de produtos artesanais, antiguidades, trabalhos manuais, artísticos e culturais.


Será vetada a participação de produtos industrializados e o número de barracas é limitado de acordo com o espaço disponível na plataforma

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Curso Tecendo a Rede e construindo a cidadania das mulheres de São Carlos e Região



O Curso tem por objetivo formar profissionais para atuarem no enfrentamento a violência contra a mulher, bem como, estruturar a rede de serviços de atenção às mulheres em São Carlos. É uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Divisão de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e financiado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site: http://www.fesc.com.br/emg/, até dia 31/05.

Maiores informações no folder acima e pelos telefones: 3307-7799, 3307-8754 ou no Centro de Referência da Mulher, Rua Treze de Maio, 1732, Centro.

Oficina de Informática do DAES

A partir de junho o Departamento de Apoio à Economia Solidária oferecerá gratuitamente uma Oficina de Informática, com duração de 4 meses.

O público alvo são os trabalhadores e trabalhadoras de empreendimentos solidários de São Carlos que não sabem utilizar computador.

A formação desta oficina é básica e será ensinado como navegar na internet, utilizar e-mail, msn, etc., além de conhecimentos básicos para textos e planilhas.

Período: de 06/06/2011 à 28/09/2011 - toda segundas e quartas feiras.

Horários:

Das 08h às 10h - Vagas esgotadas

Das 10h as 12h - Vagas disponíveis

Vagas Limitadas por turma.

Incrições e informações entrar em contato pelo telefone ou e-mail:

Telefones/FAX: (16) 3371-9219 / 3376-6561 / 3307-6808
economia.solidaria@saocarlos.sp.gov.br

Local: Centro Público de Economia Solidária "Herbert de Souza"
Rua José Bonifácio, 885 — Centro — 13560-610 — São Carlos-SP.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ata da reunião de 12/05/11 do FMES

Relato reunião fórum municipal Economia Solidária de São Carlos

Data: 12/05/2011

Local: Centro Público de Economia Solidária

Relator: Felipe ( INCOOP)

Informes:

1. Haverá uma feira no fim de junho – Mega-artesanal - feita para quem trabalha no setor de artesanato.
No primeiro dia a feira será aberta para atacadistas. Aartescar e Uniarte poderiam se inscrever como
instituição. O DAES disponibilizará uma Van. Precisamos definir os critérios para participação, as duas
associações citadas deveriam definir os critérios para decidir quem serão os 15 que vão.
2. O Centro Público de Economia Solidária irá abrir curso de informática para os membros de
Empreendimentos. Haverá duas turmas, uma das 8 as 10 e outra das 10 as 12 hs. O objetivo é começar
em junho e acabar em setembro. Cada turma com 10 alunos. O critério para seleção é ordem de
chegada. Quem tiver interesse deve ligar no DAES - 3376-6561 e falar com a Patrícia. Quem não puder
de manhã liga e avisa que não pode, há a possibilidade de alterar os horários desde haja pessoas
interessadas.

Pontos de pautas:

1. Discussão e posicionamento do Fórum quanto ao PL 865.

Foi realizada uma audiência pública em São Paulo na segunda-feira. Estavam presentes diversos deputados
federais e mais de 200 pessoas. O representante das micro e pequenas empresas disse que Eco Sol e MPE
são a mesma coisa, demonstrando desconhecimento sobre a EcoSol. A EcoSol precisa de recursos para
continuar existindo.
Há varias opções neste contexto:
- Aceitar a entrada no PL;
- Aceitar a entrada no PL inserindo modificações para aproximá-lo à Economia Solidária;
- Recusar a entrada no PL;
- Recusar a entrada no PL e lutar pela criação de um ministério da Economia Solidaria;
- Recusar a entrada no PL e lutar pela permanência da SENAES no TEM;
- entre outras opções.
Dúvida: Os empreendimentos de EcoSol vao terão que virar Micro Empresas Individuias – MEI’s?
Não, MEI é individual e EES é coletivo. MEI’s recolhem 5,5% de INSS e EES recolhe 11%. Entre outras tatás
diferenças.

João: Não deveríamos entrar no PL. A possibilidade de conquista de recursos deve ser analisada em um
segundo momento. Primeiro devemos garantir a manutanção da identidade da Eco Sol.

Reinaldo: Estavam na mesa durante a audiência: Vicente Candido, Luisa Erundina, Paulo Teixeira, Grana,
Simão Pedro. Houve grande participação, o que mostrar a capacidade de mobilização do movimento. Havia
pouquíssimas pessoas representando as MPE, o que indica que eles são muito pouco articulados.
Há questões: Foi decisão na II CONAES que deveria ser criado um ministério da Economia Solidaria. Não
houve nenhum diálogo com o movimento de economia solidaria, nem aparece o termo Economia Solidaria
na PL originalmente proposta pelo governo. Há grandes diferenças entre as MPE e a EcoSol. Nas MPE’s há
relação de patrão e empregado, na EcoSol não, há propriedade particular, na EcoSol há propriedade coletiva.

A Ecool acredita em outro modelo de desenvolvimento. São estas as principais diferenças. O diálogo
aumentou e foi resultado da pressão do movimento. Havia poucas pessoas do interior, a Audiência deveria
ser marcada com mais antecedência para que a participação do interior pudesse ser maior. A criação do
ministério da micro e pequena empresa não vai facilitar a criação do ministério da EcoSol.
Está insuportável a relação da SENAES dentro do Ministério do Trabalho e Emprego, pois há divergências
ideológicas. Por isso mesmo a EcoSol tem que sair deste ministério. Não acho que estar dentro do Ministério
da MPE vai inviabilizar a garantia dos princípios da EcoSol. E possível continuar o debate até que se esgotem
as possibilidades de garantir que os princípios estejam presentes.

João: Se o movimento de EcoSol foi desmobilizado por estar dentro do Governo, deveria refletir se o
melhor é garantir este lugar ou batalhar por outras causas. Terá sido apenas mais uma porta fechada para
o movimento. O movimento já existia antes do governo incentivá-lo e vai continuar existindo, não pode ter
medo de perder os benefícios.

Tati: Precisamos pensar se estamos em um estado democrático. Nos últimos anos surgem espaços onde
população discute as políticas – a chamada democracia participativa. Houve as conferências, havia 1500
delegados na II CONAES em Brasília, representando todo o pais. O Governo não considerou a posição
das CONAES para elaborara o PL. Aparentando uma democracia participativa, mas que na prática tem se
mostrado muito fechada à participação da sociedade civil.

Felipe: Como não houve espaço para diálogo na proposição do PL, o movimento não deve acreditar que
haverá espaço para inserir de uma maneira verdadeira as proposições e especificidades do movimento de
Eco Sol. Se no Minstério do Trabalho a SENAES não encontra um ambiente favorável para o trabalho, nada
me leva a crer que com as Micro e Pequenas Empresas isso vai melhorar. Continuará em um ambiente de
disputa política.
O governo se diz aberto, mas como há diversas instituições que representam a Economia Solidária sempre
fica a possibilidade de o governo dar mais voz às entidades que compartilham da sua opinião, como a Unisol,
ou o Setorial do PT, que já manifestaram apoio à entrada no PL. A hora de nos posicionarmos é agora.

Reinaldo: Houve uma reunião entre o ministro Gilberto de Carvalho. O governo afirma o interesse em
dialogar quanto a política de Economia Solidaria, concordou com as Audiências Publicas. O PL e ruim, a
forma e ruim, mas o governo indica que não em interesse em reduzir o espaço da EcoSol. O Governo disse
estar aberto a alterações e propostas. Mas a verdade é que o movimento está rachado, existem instituições
defendendo opiniões diferentes. Há uma série de questões que devem ser consideradas. Não devemos
partir de um não. Não podemos retroceder.

João: Não parece haver espaço para o diálogo. Não acho que o movimento está rachado. Na Audiência em
São Paulo pareceu que a grande maioria recusa a entrada no PL, mas há sim instituições favoráveis, que são
minoria.

Felipe:
Newton Lima é Deputado federal e está na frente parlamentar. Ele já manifestou apoio à entrada no PL,
assim como o deputado Eudes Xavier.

Tenho duas propostas de encaminhamento:
- Que tiremos uma posição do Fórum Municipal de Eco Sol de São Carlos hoje.
- Que convoquemos uma Audiência Municipal com o deputado Newton Lima para que nós, que somos a
sua base, que votamos nele e o elegemos, possamos debater com ele sobre nossa posição neste debate, e a
dele.

Massa Coletiva: Deveríamos acompanhar as próximas audiências estaduais, participar estimulando e
enriquecendo o debate. Mas não tirar uma posição do fórum hoje.

Reinaldo: Haverá uma audiência pública nacional. Até o dia 15 de junho o governo está aberto a receber as
contribuições dos estados.
Proposta de encaminhamento:
- Que contribuamos com as Audiências Estaduais e aguardemos as posições tiradas por elas para avaliar as
possibilidades de alteração do PL para que nossas reivindicações estejam contempladas.

Felipe: As propostas feitas são excludentes. Gostaria de realizar uma consulta:
- Alguém é contrario à proposta de “recusa do PL como foi proposto”?

Não houve manifestações.

Felipe: Sendo assim, temos um consenso: Não queremos o PL como foi proposto.
Restando as opções:
- Aceitá-lo com alterações e emendas;
- Recusá-lo mesmo que sejam feitas alterações;

Pelo tardar da hora e pelo esvaziamento nos momentos finais da discussão decidiu-se realizar mais uma
reunião do Fórum para deliberar sobre este assunto na quinta-feira da semana que vem, dia 19/05. Há uma
pasta com arquivos sobre o assunto na secretaria do Centro Público e também mais informação no site do
Fórum Brasileiro – fbes- http://www.fbes.org.br/
É preciso que os participantes se informem para que a discussão possa ser proveitosa e para que possamos
tirar posição do fórum.

Encaminhamentos:

- Próxima reunião do fórum - QUINTA-FEIRA, DIA 19/05, às 18: 15hs, no Centro Público. Pauta –
deliberação do fórum sobre o PL 865.

2. Decreto Municipal que afeta os vendedores ambulantes.

Marta: Execução do decreto municipal Sobre decreto sobre exposição de ambulantes em julho de 2010.
A partir de janeiro os critérios não foram seguidos. A ACASC foi conversar com Alberto secretário de
Habitação e Desenvolvimento Urbano para conseguir mais informações sobre o decreto, Alberto se
mostrou pouco receptivo. Demonstrou falta de paciência. Mas se comprometeu a corrigir as falhas no
próximo evento, dia 04 de junho. A ACASC resolveu aguardar a poeira abaixar para continuar a agir.

João: Não é preciso ter medo, vocês estão no direito de vocês. Podemos avaliar juridicamente se esta li
não fere a Lei da Economia Solidária. É possível entrar com uma ação no Ministério Público.

Marta: Precisamos avaliar o Decreto. Em junho de 2010 foi feita uma reunião com o Alberto, a
organizadora dos eventos que ocorrem em São Calos, Eng. Porto, João Pedrasani, e um advogado da
PMSC. O decreto nos foi apresentado, mas ninguém foi consultado. Fizemos alterações, mas não foram
consideradas.

João: Temos opções: agir já, movendo ações contra este decreto. Ou aguardar o próximo evento para
novamente avaliar. Podemos conciliar as duas: Aguardar o evento de junho e a partir daí começar a agir,
avaliar o decreto.
Deveríamos até o próximo evento continuar buscando informações para saber o que e ou não direito
dos ambulantes da Alimentação.

Aartescar: Compramos uma barraca nossa nos moldes que a PMSC, mas nos é exigido que aluguemos as
da organização.

Felipe: É preciso que os empreendimentos atingidos sistematizem as queixas e dúvidas para que a
conversa com quem possa contribuir seja proveitosa.

Reinaldo: Precisamos de uma reunião especifica para isso. Deveria ser entes ou depois do evento de
junho?

Marta: Deveríamos aguardar os 60 dias.

Reinaldo: É preciso que haja uma comissão que vai avaliar o decreto e levantar dúvidas, e sugestões
sobre o Decreto.

Encaminhamentos:

- Será formada uma comissão composta por: Marta, Dejanir ,Elisabete ou Luis Alberto da AMEI, DAES,
e João do COOPERI.
Data para a reunião: 26/05, ás 18:30.
O decreto estará à disposição na Secretaria do Centro Público de EcoSol.

Data da próxima reunião:

Quinta-feira, 19/05, às 18:15, no Centro Público de Economia Solidária.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Horta Orgânica Comunitária do Cidade Aracy - Vendas no Mercado Municipal

Começou na última quarta-feira, 11/05, a venda de produtos orgânicos da Horta Orgânica Comunitária do Cidade Aracy no box da Agricultura Familiar no Mercado Municipal. A primeira experiência foi um sucesso, esgotando todos os produtos ainda no período da manhã. Além das vendas no Mercado, que ocorrem apenas às quarta-feiras, os produtos também podem ser adquiridos na própria Horta em todo seu horário de atendimento.

A Horta Orgânica é um projeto resultante de uma parceria entre a Prefeitura Municipal (as Secretarias Municipais de Trabalho, Emprego e Renda, Cidadania e Assistência Social, Serviços Públicos e Obras, a Coordenadoria do Meio Ambiente e o SAAE), empresas privadas e um grupo organizado de trabalhadores do bairro. O projeto tem como objetivos a promoção de hábitos alimentares saudáveis, geração de renda e acesso da comunidade local a produtos de qualidade com preços justos.


Horta Orgânica Comunitária do Cidade Aracy - Rua João Martins França, nº13 (Antiga Rua 56) - Cidade Aracy - São Carlos/SP.
Horário de vendas:
Segunda à Sexta - 8h às17h
Sábado - 8h às 16h
Domingo - 8h às 13h


Box da Agricultura Familiar - Mercado Municipal de São Carlos - Avenida Comendador Alfredo Maffei, 2542 - Centro - São Carlos/SP
Horário de vendas dos produtos da Horta Orgânica:
Quarta - 8h às18h

terça-feira, 17 de maio de 2011

Curso Gratuito de Instalação de Aquecedor Solar



O SENAI de São Carlos está oferecendo um curso gratuito de Instalação de Aquecedor Solar que se inicia dia 21/5, próximo sábado. O SENAI fica na Rua Cândido Padim, 25 - Vila Prado - São Carlos/SP. Tel e fax: (16) 3371-7273. E-mail: senaisaocarlos@sp.senai.br. Site: www.sp.senai.br/saocarlos


quinta-feira, 12 de maio de 2011

Orçamento Participativo e Audiências Públicas

Lembrando à todos que essa semana tiveram início as REUNIÕES REGIONAIS PREPARATÓRIAS DO OP, que, neste ano, estão sendo articuladas à realização de AUDIÊNCIAS PÚBLICAS.

Assim, além da atualização das informações sobre o andamento das demandas aprovadas nos anos anteriores, também serão apresentadas propostas sobre os Planos Municipais de Mobilidade e Saneamento Ambiental. Esta é a oportunidade da população contribuir com a elaboração destes Planos, opinando e sugerindo temas de interesse coletivo.

Mas, afinal, de que trata o Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável?

Definição das regras de como deve funcionar o sistema de transporte e trânsito em nossa cidade, incluindo sistema viário, funcionamento do transporte coletivo (ônibus), estacionamento de veículos, necessidades dos pedestres, implantação de ciclovias, dentre outros.

E o Plano Municipal de Saneamento Ambiental?

Definição das regras de como deve ser o abastecimento de água, sistema de recolhimento e tratamento de esgoto, coleta e tratamento adequado do lixo, em nossa cidade, nos próximos anos.

Quem participa?

Toda a comunidade é convidada, contando, ainda, com a indispensável contribuição dos Conselheiros e Delegados do OP eleitos pelas Regiões.

Confira aqui as datas dos encontros:

http://economiasolidariasaocarlos.blogspot.com/2011/05/orcamento-participativo-de-sao-carlos.html

Mobilize sua comunidade e participe!