quarta-feira, 29 de junho de 2011

I Fórum de Desenvolvimento Local




O SENAC está realizando o I Fórum de Desenvolvimento Local da cidade de São Carlos, com o objetivo de Estabelecer Parcerias para o Desenvolvimento Social.


Dentre os projetos, serão apresentados 3 deles:

1) Projeto de Desenvolvimento Local do bairro Bicão, V. Carmen, Romeu Santini, Botafogo. Jd. Torres.

2) Projeto Recicl@tesc

3) Projeto Emprecoop – que trabalha com empreendedorismo e cooperativismo.


O evento é GRATUITO e contamos com a presença de todos.






segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reunião para III Feira de Economia Solidária - 28/6

Convidamos todos a participar da reunião de organização da III Feira de Economia Solidária em conjunto com o Festival Contato.


Data: 28 de junho (terça-feira)
Local: Centro Público de Economia Solidária
(R. José Bonifácio, 885)

Horário: 18h


Pauta:

- Regulamento da Feira


É fundamental a participação de todos e todas na construção e organização da Feira.

LEMBRAMOS QUE ESTE É UM CRITÉRIO PARA PODER EXPOR NA FEIRA. QUEM NÃO PARTICIPAR DAS REUNIÕES NÃO TEM ESPAÇO GARANTIDO.

Seguem abaixo as atas das duas primeiras reuniões:

III FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Reunião 8 de junho 18h30 quarta-feira - DAES

Presentes:

Maithe, Rita, Mari, Diogo e 12 representantes de empreendimentos

Informes:

Começamos com alguns informes sobre o CONTATO: atualizações sobre dinâmica de trabalho da equipe; novo local (Praça do Mercadão); mudança de data (3 a 9 de Outubro); duração da feira (8 e 9 de outubro) e breve debate da relação da moeda $CONTATO com a feira. Na rápida avaliação feita pelo grupo, todos indicaram como positiva a circulação da moeda, porém notamos que a compreensão da sua dinâmica ainda não é clara para todos os grupos.

Pauta:

Rita levantou a primeira demanda do grupo: projeto da feira para o SEBRAE. O

segundo e terceiro tópicos de trabalho serão a moeda e o regulamento da feira. Para dar conta destas demandas, organizamos um calendário de reuniões, sempre às quartas-feiras, às 18h, no DAES:

reunião1: retomada da feira (esta que está relatada)

reunião2: preparação do projeto para SEBRAE (precisamos de uma primeira versão do layout da praça, qtas barracas, modelo, material gráfico,...)

reunião3: finalização do projeto para SEBRAE

reunião4: discussão sobre a Moeda CONTATO

reunião5: fechamento do regulamento da Feira

Reunião 15 de junho 18h quarta-feira - DAES

Presentes: Rita, Mari, Ricardo, Maithe, Laila, Andréia Barros- monitora ; Cíntia Santos - Magia do Artesanato ; Maria de Fátima Costa Berto- Uniarte/Araucarte; Fátima Ribeiro dos Santos Ferreira- AARtescar; João Carlos Cassiano- Cassiano artesanatos; Ernesto - EUS; José Augusto Sanani; Jemima Fortes Murad – Inst. Cult.Janela Aberta; Nelson Zamoro Martinez – ACASC; André Luis B. Souza – RECRIART; Sirlene Maioral Santos Amaral - RECRIART.

Informes:

Rita vai mandar na lista a avaliação feita pelos empreendimentos em 2010

Pauta:

Discussão do projeto que será enviado para o SEBRAE a partir de sua leitura coletiva.

-- Mudanças propostas para o texto:

-inserir no projeto o local que será realizado a Feira - Praça do Mercado

-corrigir o nome do Festival: Festival CONTATO Multimídia e Colaborativo

-Incluir no projeto que será realizado atividades pré-feira: reuniões e processos de

formação.

-- Orçamento

-exposição de quais alíneas o SEBRAE não pode pagar

-incluir no orçamento: 10 banheiros químicos, 4 eguranças para as barracas à noite, aluguel de 200 mesas e 200 cadeiras, gradio de segurança de 100m para a feira e 50m para o palco

-quem fará os orçamentos seremos nós, o SEBRAE fica só com a execução:

-CONTATO ficou resposnável por orçar: crachás, cadeiras e mesas

-Rita vai ver os seguranças

Layout da praça:

Projeção do mapa para discussão da disposição e quantidade de barracas na praça. Na forma pensada inicialmente caberiam 21 barracas de produtos e serviços e 15 de alimentação, porém achamos que não seria a melhor disposição. O encaminhamento é trazer novas propostas para semana que vem já colocando o layout completo de tudo que terá na praça. Uma das sugestões é colocar as barracas que ficariam na rua no extremo, e vira-las para o palco.

-Mudança de horário e dia da reunião para terças-feiras às 18h no DAES. Porém na terça dia 21 de junho será as 17h30 na praça do mercado para discutir mais o layout.

Material gráfico:

Crachás: este ano a idéia é fazer uma coisa mais casada com a arte do festival

CONTATO, proposta de ser em PVC e a quantidade ser de 300 crachás.

Folder- rever para ver se precisa de atualização

Cartaz: fazer 400

Flayer: fazer com dois lados - um com a arte do CONTATO e o outro com a parte da feira

Banner grande : caiu e no lugar fazer 4 faixas ou 4 banners menores

Sugestões:

-Realizar as oficinas durante o contato no DAES e ai desce para fazer o comércio na praça;

-Guardar as coisas da feira dentro do mercado, conversar com a Prefeitura sobre isso (Rita);

-Trabalhar inicialmente com 50 barracas este ano;

-Coquetel de abertura da feira para 250 pessoas – talvez na sexta à noite

sexta-feira, 17 de junho de 2011

3ª Parada do Orgulho LGBT e 2ª Semana Municipal sobre Drogas

MÊS DA DIVERSIDADE TEM PROGRAMAÇÃO VARIADA E ENCERRA COM 3ª PARADA DO ORGULHO LGBT
A 3ª Parada do Orgulho LGBT de São Carlos, que será realizada no dia 3 de julho é o evento mais aguardado do Mês da Diversidade, que oferece uma programação diversificada na cidade.

O evento está sendo organizado pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e pela ONG Visibilidade LGBT. O 3º Mês da Diversidade começou no dia 7 de junho, em uma atividade cultural que contou com a presença de 300 pessoas durante um concurso de Drag Queen.

Com base na programação, nesta sexta-feira (17), às 19 h, será realizado o Papo de Letra, com Irineu Ramos e Marcelo Hailer, da Mídia e Homofobia, no Auditório da Biblioteca Municipal, localizado na Rua Treze de Maio, nº 2000, no centro.

No livro A TV no armário, o autor Irineu Ramos analisa diversos aspectos do tratamento dado aos gays na programação humorística, em telejornais e em novelas, demonstrando as diversas formas que o preconceito é estimulado. Marcelo Hailer é jornalista do site A Capa (especializado em mídia LGBT) e, junto com Irineu Ramos, debaterá a Homofobia na mídia em um bate-papo descontraído e informal.

A mediação será feita pela vice-presidente da ONG Visibilidade LGBT Phamela Godoy. A 3ª Parada do Orgulho LGBT de São Carlos acontecerá no dia 3 de julho, a partir das 14 horas na Avenida São Carlos e terá como tema “Por uma São Carlos sem Machismo, Racismo e Homofobia”.

Mais detalhes da programação:

Papo de Letra

Data: Sexta, 17 de junho
Horário: 19h
Debate com Irineu Ramos e Marcelo Hailer, da Mídia e Homofobia, no Auditório da Biblioteca Municipal, localizado na Rua Treze de Maio, nº 2000, no centro.

Debate: Políticas públicas para uma São Carlos sem Machismo, Racismo e Homofobia
Data: Segunda, 20 de Junho
Horário: 19 h
Local: Auditório Bento Prado do Paço, Rua Episcopal, nº 1575.
Alexandre Sanches (Presidente da ONG Visibilidade LGBT e do Conselho Municipal da Diversidade Sexual de São Carlos), Raquel Auxiliadora (Chefe da Divisão de Políticas para as Mulheres de São Carlos) e José Ricardo Marques dos Santos (Chefe da Divisão de Promoção de Políticas da Igualdade Racial de São Carlos) farão um debate sobre as políticas públicas já existentes e as que necessitam ser implementadas para a construção de uma cidade sem Machismo, Racismo e Homofobia.

CineClub com o filme “Madame Satã”
Data: 30 de Junho
Horário: 19 h
Local: Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira “Odete dos Santos”, Rua Dona Alexandrina (esquina com a Rua 13 de Maio), nº 884, centro
Rio de Janeiro, 1932.
Sinopse: No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua “esposa”; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), seu amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã. Após a exibição ocorrerá um debate sobre a temática do filme com Phamela Godoy.

Palestra: O combate à homofobia e os desafios do movimento LGBT no Brasil
Data: 01 de Julho, às 19h30
Local: Auditório do Centro Público de Economia Solidária, Rua José Bonifácio nº 885 – Centro
Julian Rodrigues (militante do Grupo Corsa de São Paulo e membro do Conselho Nacional LGBT) fará uma palestra sobre a agenda do movimento LGBT no Brasil, sua história e perspectivas.

3ª Parada do Orgulho LGBT de São Carlos
Data: 03 de Julho
Horário: a partir das 14h
Local: Avenida São Carlos

(16/06/2011)


SÃO CARLOS REALIZA 2ª SEMANA SOBRE DROGAS

O prefeito Oswaldo Barba realizou, na tarde desta segunda-feira (13), no Paço Municipal, a abertura oficial da Semana Municipal Sobre Drogas. Em seu discurso, Barba afirmou que o município tem criado oportunidades para que os jovens, principal alvo de traficantes, tenham qualificação profissional e atividades voltadas ao lazer. “O jovem é o principal cliente do traficante e a Prefeitura tem criado oportunidades para que ele se distancie dessa realidade”, observou.

O prefeito enumerou iniciativas que São Carlos adotou nos últimos anos para combater o ingresso do adolescente no tráfico de drogas. “O Centro da Juventude do Monte Carlo e os cursos oferecidos pelo ProJovem trabalham na formação do adolescente, abrindo portas para o mercado de trabalho. Em breve concluiremos a formação de 1.500 jovens, com a expectativa de inserção de 45% deles no mercado de trabalho”, salientou o prefeito.

Responsável por implementar em São Carlos, em 2001, o Conselho Municipal Antidrogas, o deputado federal Newton Lima elogiou a manutenção e o aperfeiçoamento dos programas de prevenção e combate às drogas pelo governo de Oswaldo Barba. “Hoje tratamos aqui de um tema que tornou-se um grande flagelo universal. Vivenciamos uma triste realidade em que a droga tomou conta do planeta. O narcotráfico, assim como o setor armamentista, estão entre as indústrias que mais lucram no mundo”, relatou o parlamentar.

O delegado Seccional de São Carlos, Luiz Antônio Rodrigues, lembrou das ações de repressão e prevenção adotadas pela polícia no combate ao tráfico de drogas. “O esforço de várias entidades auxiliam na conquista por resultados positivos que possam reduzir o tráfico de entorpecentes”, acrescentou. O comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jackson Justus, disse que o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) atua em São Carlos há 13 anos. Ele afirmou que o programa, que já formou mais de 50 mil alunos, “tem papel fundamental no distanciamento do jovem do mundo das drogas”.

O vereador Ronaldo Lopes é o autor da lei que criou a Semana Municipal Sobre Drogas. Segundo ele, os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o apoio das polícias Militar e Civil “devem trabalhar em sintonia com a comunidade para combater o comércio de drogas na sociedade”.

Após a abertura da Semana, o assistente do Programa Integrado de Saúde das Nações Unidas, Mário Glória, proferiu palestra sobre prevenção, atenção e tratamento do uso indevido de drogas. Glória trabalha no programa desde 2009, tendo auxiliado a implementação de projetos de cooperação técnica internacional com o Ministério da Saúde nas áreas de prevenção ao uso de álcool e drogas em meio a populações vulneráveis. “Entendemos que é mais fácil prevenir do que tratar o uso de álcool e drogas. E essa prevenção deve contar com o empenho de todos”, concluiu.

O vice-prefeito Emerson Leal, o secretário de Governo, João Pedrazzani e a presidente do Comad (Conselho Municipal Antidrogas) Maria Antônia Gualberto (irmã Beth) também participaram da abertura da Semana.

Confira a programação da Semana Municipal Sobre Drogas

Dia 14 – terça, às 19h - Auditório Bento Prado

Mara Silvia Carvalho de Menezes, vice-presidente da Federação de Amor Exigente trata do papel da família e do dependente químico p/ prevenir a volta ao uso de entorpecentes.

Dia 15 – quarta, às 14h - Acisc
Mesa redonda sobre a rede de atenção na área de drogadição com o secretário de Saúde, Arthur Pereira, e as participações do representante do Conselho Estadual Sobre Drogas/Divisão de Prevenção e Educação e Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Reinaldo Corrêa, e do diretor da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Maurício Landre.

Dias 16 e 17, a partir das 14h - Centro da Juventude Elaine Viviani
Atividades físicas para adolescentes da Rede Municipal de Ensino, no dia 17, das 9h às 11h, no Sesc São Carlos.

Dia 19, às 9h
Caminhada da luta contra as drogas, com saída da Praça 15 de Novembro e chegada na Praça Coronel Salles.

Reunião para III Feira de Economia Solidária - 21/6

Convidamos todosa participar da reunião de organização da III Feira de Economia Solidária em conjunto com o Festival Contato.

Data: 21 de junho (terça-feira)
Local: Praça do Mercado Municipal
Horário: 17h30

Vamos medir e verificar o melhor local das barracas de artesanato e alimentação.
Depois vamos novamente ao Centro Público de Economia Solidária (R. José Bonifácio, 885)

Na pauta está:
- finalização do projeto para solicitar patrocínio ao SEBRAE.
- layout das barracas

É fundamental a participação de todos e todas na construção e organização da Feira.
LEMBRAMOS QUE ESTE É UM CRITÉRIO PARA PODER EXPOR NA FEIRA.
QUEM NÃO PARTICIPAR DAS REUNIÕES NÃO TEM ESPAÇO GARANTIDO.

Aguardamos vocês.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Reuniões temáticas do Orçamento Participativo


Estão acontecendo as reuniões temáticas do Orçamento Participativo. É muito importante a participação do pessoal da Economia Solidária nas atividades de participação popular. Compareçam!


terça-feira, 14 de junho de 2011

Reunião para III Feira de Economia Solidária

Convidamos todos a participar da reunião de organização da III Feira de Economia Solidária em conjunto com o Festival Contato.

Data: 15 de junho (quarta-feira)
Local: Centro Público de Economia Solidária (R. José Bonifácio, 885)
Horário: 18h

Na pauta está a construção do projeto para solicitar patrocínio ao SEBRAE.

É fundamental a participação de todos e todas na construção e organização da Feira.
Aguardamos vocês.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Curso Obrigatório e Gratuito em Alimentação

O Departamento de Apoio à Economia Solidária oferecerá gratuitamente o curso Boas Práticas para Serviços de alimentação, que será ministrado por um professor do SENAI de Campinas e terá ao seu final o certificado.

Este curso é obrigatório pra todos/as que quiserem obter ou renovar licença da vigilância sanitária e ainda não fizeram.

As inscrições irão até dia 22/06 e as vagas são limitadas.

O curso acontecerá de 11 a 15 de julho, no Centro Público de Economia Solidária.

É importante que todos(as) os (as) trabalhadores(as) da alimentação que não tenham feito antes participem, pois o certificado será exigido pela Vigilância Sanitária em todos os eventos e feiras realizados pelo município.


Segue abaixo mais detalhes do curso:

CURSO GRATUITO
BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO


O Curso de Aperfeiçoamento Profissional - Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC-216) tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à manipulação de produtos de alimentação, conhecimentos sobre as medidas e as condições higiênico-sanitárias indispensáveis para o consumo de alimentos seguros e com qualidade, visando atender a RDC 216.

O CURSO É ABERTO APENAS PARA OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS ORGANIZADOS NA ECONOMIA SOLIDÁRIA.

TODOS OS TRABALHADORES/AS RECEBERÃO O CERTIFICADO DO SENAI.


Pré-requisitos:
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.

Data de inscrição:

23 de maio a 22 de junho

A inscrição poderá ser feita no Centro Público de Economia Solidária (Rua José Bonifácio, 885) em horário comercial.


Período do Curso:
De 11 a 15 de julho
Das 18h às 22h
Local: Centro Público de Economia Solidária

Conteúdo:
BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO:
Legislação;
Código Sanitário;
CLT;
Código de Defesa do Consumidor;
Portarias de Boas Práticas de Fabricação;
Segurança no Trabalho: Equipamentos de proteção individual e coletiva;
Boas Práticas de Manipulação: Definição;
Prevenção da contaminação cruzada;
Projetos e instalações;
Higiene pessoal;
Equipamentos e utensílios;
Limpeza e sanificação;
Manipulação;
Controle integrado de pragas;
Controle da potabilidade da água;
Procedimento Operacional Padrão.