quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reunião do Banco Comunitário em Santa Eudóxia dia 25/9

Neste domingo, dia 25, será apresentado aos moradores de Santa Eudóxia as propostas para a implantação do Banco Comunitário do Desenvolvimento, discutindo assim o interesse da população na participação do processo.

A reunião ocorrerá na Escola Estadual Alice Madeira, das 9h às 12h30.

Contamos com a presença de todos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Abre inscrições para a III Feira de Economia Solidária de São Carlos

Estão abertas as inscrições para participar da III Feira de Economia Solidária de São Carlos que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro próximos durante o 5° Contato - Festival Multimídia Colaborativo, na praça do Mercado Municipal, no centro da cidade.

Na segunda edição da feira, realizada em 2010, participaram 14 cidades, 37 grupos e 49 expositores, o que demonstra o crescimento do caráter regional da feira. Além da exposição e comercialização, também é muito importante a formação que é desenvolvida na organização da feira, com quatro meses de reuniões formativas e decisões coletivas durante todo esse processo.

Neste ano, empreendimentos e coletivos de São Carlos e região podem se inscrever do dia 5 a 30 de setembro preenchendo a ficha que está disponível no site http://www.contato.ufscar.br, após ler o regulamento, que também está na página do festival, e estar ciente do funcionamento e das condições necessárias para participar do evento.

A feira conta com vagas para expositores de alimentação, além de vários empreendimentos de artesanato, literatura, música, artes visuais, etc.. Caso a demanda de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas oferecidas, alguns critérios serão avaliados para seleção como presença nas reuniões de organização, diversidade de produtos, participação nas edições anteriores e ordem de inscrição.

Desde de 2001 a Prefeitura Municipal de São Carlos desenvolve o Programa de Apoio à Economia Solidária que fomenta a formação, capacitação e articulação de cooperativas e grupos de produtores independentes que trabalham sob perspectivas colaborativas e autogestionárias, mostrando a importância da proposta socioeconômica do movimento de economia solidária. Na Universidade Federal de São Carlos práticas e estudos no campo da economia solidária são realizados pelo Núcleo Multidisciplinar e Integrados de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (anteriormente INCOOP/UFSCar).

Para comercialização dos artigos e sistematização das trocas circulará durante o Festival a moeda social $CONTATO. O evento é aberto ao público e a programação conta com oficinas, seminários e outras atividades.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail feiraecosol.saocarlos@gmail.com ou pelos telefones: 3307-6808/ 3371-9219

Atenção! É necessária a leitura atenta do regulamento para preenchimento da ficha de inscrição. As inscrições tiveram início no dia 05 de setembro de 2011 e serão finalizadas, impreterivelmente, nos seguintes dias:

· Dia 30 de setembro de 2011 até às 18h, entregue pessoalmente no Centro Público de Economia Solidária, endereço: Rua José Bonifácio, n°885 / Centro/ São Carlos – SP.

· Dia 30 de setembro de 2011 até às 18h, postada nos correios e enviadas para o endereço: Centro Público de Economia Solidária - Rua José Bonifácio, n°885 / Centro / CEP: 13.560-610 / São Carlos – SP;

· Dia 02 de outubro de 2011 até às 23h59, enviadas para o endereço eletrônico: feiraecosol.saocarlos@gmail.com ;

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

XII Feira da Estação Cultura


A Unidos pela Arte – Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de São Carlos – UNIARTE tem a grata satisfação  de convidá-los para participar da “XII FEIRA DA ESTAÇÃO CULTURA” (Estação da FEPASA) que acontecerá no dia10/09/2011 (sábado) das 11h as 18h, sito à Praça Antonio Prado, s/nº
 
Será um evento especial em comemoração do 2º ano de trabalhos da UNIARTE, onde promoveremos a exposição e vendas de produtos artesanais, antiguidades, trabalhos manuais, artísticos e culturais.

Participarão da décima segunda edição da Feira cerca de 50 expositores de São Carlos e região. 
Além da oportunidade de compra, a feira de setembro terá várias atividades culturais, como o desfile com chapéus e grupos de dança. A partir das 16h acontecerá o Cultura Reggae, com Paz e Dub, Dub Play e Granja Groove e no microfone Jeru Banto.
A Feira da Estação acontece sempre aos segundos sábados do mês e a entrada é gratuita.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

2º Curso de Promotoras Legais Populares de São Carlos

Este curso tem como proposta central estimular e criar condições para que as mulheres conheçam seus direitos, leis e mecanismos jurídicos, tornando-as capazes de tomar iniciativas e decisões no sentido do acesso à justiça e à defesa dos direitos humanos.

A Prefeitura Municipal de São Carlos oferece esse curso destinado para todas as mulheres, independente de grau de escolaridade, faixa etária, profissão ou ocupação.

As incrições poderão ser feitas até 09/09/2011 no Centro de Referência da Mulher, Rua Treze de Maio, 1732, Centro ou no CRAS ( Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua casa.

Fórum Municipal de Economia Solidária - Quinta-Feira 08/09


A Incoop - Incubadora de Cooperativas da UFSCar - convida a todos para participar do Fórum Municipal de Economia Solidária de São Carlos a se reunir nesta QUINTA-FEIRA, dia 08/09, às 18:30, no Centro Público de economia solidária. 

A proposta para discussão neste encontro é: 

- Convite à participação do Fórum Municipal de Eco Sol no II Seminário Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial no município de São Carlos, promovido pela Incoop em parceria com DAES e Sec. Mun. de Cidadania e Assistência Social.

Pretende-se apresentar os objetivos do Seminário e realizar um debate sobre a participação do Fórum Municipal de EcoSol neste evento.

Gostaríamos de contar com a presença de todos os EES participantes do FMES.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

XII Feira da Estação Cultura - UNIARTE


A Unidos pela Arte – Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de São Carlos – UNIARTE tem a grata satisfação  de convidá-los para participar da “XII FEIRA DA ESTAÇÃO CULTURA” (Estação da FEPASA) que acontecerá no dia 10/09/2011 das 11h às 18 horas, sito à Praça Antonio Prado, s/nº, com o incentivo do Departamento de Apoio à Economia Solidária e a Fundação Pró-Memória de São Carlos.
 
Aos artesãos interessados, solicitamos a gentileza de preencher inscrição do dia 01/09/2011 até o dia 08/09/2011.
 
Maiores informações poderão ser obtidas nos seguintes endereços:
 
Loja Artesanato Solidário – Box 63 – Mercado Municipal de São Carlos (Com Clarice – fone (16) 8138-8541);
Atelier Caminho das Artes – Rua: D. Pedro II, 1640 – Esquina com XV de Novembro – (com Digenir – fone ((16) 3364-5609) ou através dos emails uniartesaocarlos@yahoo.com.br  ou uniartesc@gmail.com.
Será um evento especial em comemoração do 2º ano de trabalhos da UNIARTE, onde promoveremos a exposição e vendas de produtos artesanais, antiguidades, trabalhos manuais, artísticos e culturais.

Será vetada a participação de produtos industrializados e RESERVAMO-NOS O DIREITO DE LIMITAR O NÚMERO DE EXPOSITORES de acordo com o espaço disponível.
Contamos com vossas presenças, que muito abrilhantarão o evento.