quarta-feira, 25 de abril de 2012

Entrega do Kit de estudos do programa: Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia



Ocorreu nesta terça-feira, dia 24 de abril, a entrega do kit de materiais didáticos para as alunas do curso de construção civil, parte do Projeto Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia. A cerimônia contou com a presença do prefeito Oswaldo Batista Duarte Filho (Barba), do vice-prefeito Emerson Leal, dos secretários Emerson Domingues da Secretária Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e Tânia Castilho da Secretária  Municipal de Cidadania e Assistência Social e do vereador Ronaldo Lopes (PT).

O kit contem materiais básicos de estudo para essa primeira etapa de aulas teóricas como caderno, régua, calculadora, lápis, borracha, canetas e um fichário. Dentro da pasta foram colocados também folders com a divulgação do programa e com informações sobre as leis de proteção a mulher. Faz parte do kit uma caneca para cada mulher, que já foi entregue no início das aulas, como parte da sustentabilidade das ações.



Para Rita Fajardo, diretora do Departamento de apoio à Economia Solidária, "o kit é mais uma forma de apoio para que as mulheres viabilizem sua participação no curso".

Raquel Auxiliadora, chefe da Divisão de Política para as Mulheres, destacou que "dar um suporte para que as mulheres possam ter suas ações garantidas é muito importante e foi pensado desde o início do curso, além do kit também tem a estrutura para as crianças paralela às atividades e o passe de ônibus, que faz com que as mulheres minimizem as dificuldades para frequentarem o curso”.

Nessa primeira etapa os conteúdos são teóricos e no segundo semestre serão realizadas as disciplinas
práticas.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Calendário das próximas atividadades do DAES

Após a reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária de São Carlos, realizada dia 11 de abril, foi discutida uma primeira proposta de regimento interno, que será encaminhada ao futuro Conselho Municipal para sua discussão e deliberação. Ainda estão abertas as contribuições para alteração dessa proposta, até dia 30/04.

A próxima tarefa será a discussão do processo de eleição do Conselho Municipal de Economia Solidária. Uma reunião para apresentação do mapeamento e também para amadurecer essa discussão  será realizada nesta quarta-feira (18/4), 18h no Centro Público. Pedimos que o maior número de pessoas participem.
Segue abaixo , o quadro com as atividades e encontros.


Calendário das Reuniões e atividades para organização da II Conferência Municipal de EcoSol e Eleição do Conselho Municipal

- 18/04 (quarta-feira) - 18 horas - Centro Público de EcoSol - Reunião da Comissão de Empreendimentos - Obs: Apresentar mapemento e discutir processo eleitoral.

- 30/04/2012 (segunda-feira) - Centro Público de EcoSolPrazo final para entrega das contribuições para inserção na minuta de regimento interno do COMESOL. - Obs: Destacar as alterações com as justificativas para apresentação no coletivo.

- 05/05/2012 (sábado)  - 9 às 16h - Centro Público de EcoSol - I Conferência Municipal  de EcoSol


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Feira de Economia Solidária em São Carlos- inscrições até 17 de abril (terça-feira)

Como parte do evento regional em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, será realizada uma Feira de Economia Solidária, que acontecerá no dia 17 de junho (domingo), das 10 às 19 horas, na Praça do Mercado Municipal. 

As inscrições devem ser feitas até a 17 de abril, por meio de envio da ficha preenchida para o e-mail feiraecosol.saocarlos@gmail.com até às 23h59, ou entregue em mãos no Centro Público de Economia Solidária "Herbert de Souza" na Rua José Bonifácio, 885 até as 18 horas.

Todos os grupos devem levar toda estrutura e material necessário para a comercialização de seus produtos (mesas, cadeiras, toalhas, cordas, cabides, extensão de energia, lâmpadas, etc.). Na medida do possível serão disponibilizadas barracas para os expositores.

Não será permitido o uso de freezer e lâmpadas incandescentes dentro das barracas.

A ficha de inscrição pode ser encontrada para download em http://www.mediafire.com/?g6isljrjhc22tft

terça-feira, 10 de abril de 2012

Depate preparatório para a I Conferência Municipal de Economia Solidária

Amanhã, quarta-feira, dia  11 de abril, será realizado Depate preparatório para a I Conferência Municipal de Economia Solidária.

A pauta será o Regimento Interno do Conselho Municipal de Economia Solidária e o processo de eleição da primeira gestão do Conselho Municipal.

A reunião acontecerá no Centro Público de Economia Solidária, na rua José Bonifácio, 885, Centro, às 18 horas.

É fundamental a presença de todos e todas!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia

                                                       

O Departamento de Economia Solidária juntamente com o Centro de Referência da Mulher, ambos parte da Prefeitura Municipal de São Carlos, realizam o projeto Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia. O projeto tem como objetivo formar profissionais para a área da Construção Civil. Para tanto está realizando um curso profissionalizante na área destinado para mulheres. Além disso, posteriormente, oferece a possibilidade de formar empreendimentos com as profissionais recém formadas, que pretendam fazer parte de cooperativa ou associação para entrar no mercado de trabalho.

Neste primeiro semestre de 2012 acontecem as aulas teóricas, com os temas relações de gênero, matemática aplicada à construção e economia solidária. No segundo semestre serão realizadas as aulas práticas dividindo as mulheres, atualmente separadas em quatro turmas, por área de interesse, sendo elas,  pintura de paredes, assentamento de tijolos (alvenaria), aplicação de pisos e azulejos, carpintaria e hidráulica. A segunda etapa do curso será realizada na nova sede de produção da Economia Solidária, que está em construção.

Aula Inaugural no dia 16 de março