terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

São Carlos sedia o II módulo do Curso do Centro de Formação em Economia Solidária do estado de São Paulo

São Carlos sediará nos dias 24, 25 e 26 deste mês, o II Módelo do Curso do Centro de Formação em Economia Solidária do Estado de São Paulo. Participarão do evento, representantes de 21 municípios do estado: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Arthur Nogueira, Campinas, Cananéia, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Hortolândia, Jales, Osasco, Paranapiacaba, Registro, Rio Claro, Santa Fé do Sul, Santo André, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Votuporanga.
Os Centros de Formação em Economia Solidária ou CFES, são espaços de implementação da política nacional de formação em economia solidária, a partir da experiência acumulada nessa área. Existem cinco Centros de Formação em Economia Solidária no Brasil, um para cada região do país. A sede da região sudeste é em Belo Horizonte/MG.
Trata-se de uma política pública desenvolvida pela Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério de Trabalho e Emprego e executada pelo Instituto Marista.
O objetivo é garantir um processo estruturado e sistemático de formação de formadores/as, com público alvo em trabalhadores/as de empreendimentos, educadores populares, gestores/as públicos/as, e membros de conselhos de políticas públicas para atuação em Economia Solidária, visando a produção, multiplicação e disseminação de conhecimentos e inovações metodológicas e tecnológicas apropriadas ao desenvolvimento dos empreendimentos econômicos solidários. Neste sentido são público alvo de atuação do CFES.
Os módulos do curso estadual tiveram início em novembro de 2010 na cidade de Hortolândia, com o tema "Educação Popular". O segundo módulo em São Carlos, desenvolverá a temática "Participação Política e Desenvolvimento Humano", e contará com a assessoria da formadora Sabrina Moreira Amaral, do Núcleo de Educação Popular 13 de maio, que coordenará o debate sobre processo de consciência.
Ao todo serão realizados quatro módulos. Os próximos serão realizados em Cananéia e Guararema, com os temas "Comercialização e Desenvolvimento de Produtos" e "Gestão e Planejamento Administrativo e Financeiro", respectivamente.
O objetivo final do curso é construir uma proposta de Projeto Político Pedagógico de formação em Economia Solidária, assim como a sistematização desta construção, que será uma contribuição ao CFES nacional, que discutirá uma diretriz de formação para a Economia Solidária em todo o país.


Local:
O Curso acontecerá no Auditório do Centro Público de Economia Solidária "Herbert de Souza - Betinho", localizado na Rua José Bonifácio, nº 885 - Centro - São Carlos - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário