De olho no Óleo
A cidade de São Carlos gera cerca de 60.000 litros de óleo vegetal usado por mês. Todo esse óleo poderia ser reciclado, evitando a contaminação de milhões de litros de água todos os dias e podendo ser usado na fabricação de sabão e biodiesel, combustível menos poluente e derivado de matéria prima renovável (o óleo vegetal), entre outras aplicações.
A Lei Municipal nº 14.171, de 9 de agosto de 2007, institui o “Programa para a destinação de óleo vegetal ou gordura” e assinala que seu objetivo é “diminuir ao máximo o lançamento de óleo vegetal nos encanamentos que ligam a rede coletora de esgoto, fossa séptica ou qualquer outro equivalente no município de São Carlos, em conformidade com o artigo 255 da Constituição Federal”.
Você sabia?
Cada 1 litro de óleo despejado na pia tem capacidade para poluir cerca de 1 milhão de litros de água. Além desse óleo causar poluição das águas, morte de peixes e outros impactos ambientais, o seu acúmulo nos encanamentos causa entupimentos e refluxo de esgoto, atraindo insetos e roedores.
O que podemos fazer então?
Você pode separar o óleo usado toda vez que limpar sua frigideira, juntando-o em garrafas plásticas bem fechadas, que podem ser entregues para a Coleta Seletiva domiciliar toda vez que a cooperativa passar em sua casa ou nos pontos de entrega voluntária. Procure a escola mais próxima, posto de saúde ou centro comunitário e veja se eles estão participando do Programa.
Mais informações:
Coordenadoria de Meio Ambiente: 3364-3269
e-mail: meioambiente@saocarlos.sp.gov.br
Departamento de Economia Solidária: 3371-9219 / 3376-6561
e-mail: economia.solidaria@saocarlos.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário