quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Carta Aberta aos Participantes do Festival Rock in Bicão. Adiamento do Evento.

O Espaço Rock n Roll e o Janela Aberta, responsáveis e encarregados da organização e produção do evento que ocorreria neste sábado (18) e domingo (19) de dezembro, resolveram por seu adiamento. Embora o evento estivesse organizado articulando produtores, técnicos, bandas e empreendimentos solidários, e já em fase de divulgação, as condições climáticas dos últimos dias nos deixou preocupados quanto a realização de um evento em local aberto e sem cobertura.

Por tratar-se de um evento de médio porte, realizado sen fins lucrativos, com apoio da Prefeitura Municipal com recursos, das bandas que tocariam sem cachê, e incluindo a aquisição de produtos, alimentos e bebidas por parte da organização dos empreendimentos solidários, não poderíamos arriscar a realizar o evento para, no dia, nos vermos impossibilitados por causa do mal tempo e com um grande prejuízo.

Hoje a previsão do tempo sugere um período de chuva até terça-feira próxima, prevendo 12mm de chuva no sábado e 5mm no domingo, especialmente a tarde e noite, horários do evento.

Por isso adiamos o evento para o final de Janeiro de 2011 onde poderemos realiza-lo com mais segurança, trazendo assim apenas benefício aos envolvidos. Contamos ainda com a participação de todos os envolvidos e mantemos o planejamento original apenas alterando nossas datas. Agradecemos a todos os envolvidos, esperando não ter causado nenhum inconveniente a ninguém.

Atenciosamente
Instituto Cultural Janela Aberta
Espaço Rock n Roll

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Prorrogado Prazo de Inscrição - Feira EcoSol no Bicão

A comissão organizadora da Feira de Economia Solidário do Rock in Bicão informa que o prazo para inscrições para participação na Feira foi prorrogado para segunda-feira, 13/12 até as 18h.

A reunião para divulgação dos Empreendimentos selecionados e eventual sorteio fica definida para o mesmo dia às 19h, na sede do Instituto Janela Aberta (R. Conde do Pinhal, 2340).

Agradecemos a compreensão!


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Inscreva-se para o Rock in Bicão

Atentem-se para a data de inscrição: até o dia 09/12!
O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de dezembro, das 17hrs às 22hrs.

Não será cobrada taxa de inscrição.

Para maiores informações e para receber a ficha e o regulamento, entrar em contato por email:
jemima@janelaaberta.art.br

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ato Público em Defesa das Cooperativas de Trabalho.

Fórum Municipal de Economia Solidária de São Carlos promove Ato Público em Defesa das Cooperativas de Serviço e do Trabalho Associado.

O Fórum Municipal de Economia Solidária de São Carlos realiza no próximo sábado dia 11/12 o Ato Público em Defesa das Cooperativas de Serviço e do Trabalho Associado.

O objetivo do Ato Público é esclarecer a população de São Carlos sobre a Economia Solidária, denunciar o impacto das ações tomadas pelo Ministério Público do Trabalho contra as Cooperativas de Economia Solidária do nosso município e defender o direito às formas de organização econômica baseada no trabalho associado, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na autogestão.

O Ato Público será realizado à partir das 9:30hs no Estacionamento do Mercado Municipal.


Mais informações:

Cooperlimp – Cooperativa de Limpeza Jardim Gonzaga Organização.
Rua Júlio Rizzo, 475 - Jd. Cruzeiro do Sul – São Carlos – SP; Fone (16) 3375-6106

Incubadora Regional de Cooperativas Populares da UFSCar
Nucleos de Extensão – UFSCar; Fone (16) 3351-8701

Departamento de Apoio à Economia Solidária (DAES)
Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza”
Rua José Bonifácio, 885 – Centro; Fone (16) 3371-9219

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pedido de Criação do Ministério da Economia Solidária

Conforme combinado na Plenária de ontem (30/11) encaminhamos o texto solicitando apoio à reivindicação de um Ministério para a Economia Solidária.

Ao final, temos o endereço de e-mail para manifestação de apoio.


_______________________

Olá amigas e amigos integrantes do Movimento de Economia Solidária em todo o país,

Temos tido muitas adesões à carta da Economia Solidária a Dilma Roussef, e elas continuam chegando a todo o vapor. Fizemos uma prorrogação do prazo máximo para as adesões de redes, organizações, movimentos e parlamentares até o dia 2 de dezembro.

É hora de reforçarmos o mutirão em cada recanto deste país: você que tem algum contato com movimentos, redes e outras organizações do campo popular, você que tem trânsito com algum/a deputado/a ou senador/a, você que faz parte de algum coletivo: o momento é agora, e não mais tarde! A II Conferência Nacional de Economia Solidária foi clara, e a mensagem do movimento pode mostrar sua cara: por um ministério da Economia Solidária!

Ontem a comissão definida na semana retrasada durante a reunião do conselho de ES, comissão esta que tem a composição de todos os campos e forças consolidados do movimento de Economia Solidária, teve um diálogo rico com Luiz Eduardo Dutra, presidente do PT e um dos coordenadores da equipe de transição, e neste diálogo a comissão apresentou os acúmulos, desafios e propostas de Economia Solidária, além de solicitar a criação do Ministério.

O momento agora é de engrossarmos o caldo, buscarmos, além das adesões, manifestações públicas de apoio de intelectuais, lideranças e aliados nos vários movimentos sociais e espaços organizados da sociedade civil.

Vamos firmes neste mutirão! Cada um/a de vocês, a partir de seu Fórum Municipal/Regional/Estadual ou de sua base de atuação, pode contribuir!

Para uma organização, movimento, rede ou parlamentar aderir à carta, basta enviar por e-mail o nome da organização ou parlamentar para forum@fbes.org.br Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo . Caso seja um/a parlamentar, é importante indicar se é Deputada/o Federal/Estadual ou Senador/a.

Ajude neste importante mutirão: quanto mais adesões, maior a força e representatividade desta iniciativa de ampla convergência! Segue abaixo a íntegra da Carta:

A carta da Economia Solidária à presidenta Dilma está aqui:

Carta à futura Presidenta Dilma Rousseff

Fortalecendo a Política Pública de Economia Solidária

Carta elaborada pela Comissão de interlocução pela Economia Solidária durante a transição presidencial

A erradicação da miséria no país e a promoção do desenvolvimento com geração de oportunidades a todos os brasileiros e brasileiras é um grande desafio que já tem sido enfrentado no atual governo com resultados positivos e é compromisso do que agora se inicia, legitimado pela grande maioria da população.

A economia solidária tem contribuído com este esforço, na medida em que, diante da impossibilidade de se atingir o pleno emprego, é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.

São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, catadores de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, e promovem a preservação ambiental e a conscientização sobre o consumo responsável. Igrejas, sindicatos, universidades, entidades da sociedade civil e governos democráticos populares envolvidos com a economia solidária têm um papel relevante ao apoiar tais iniciativas através de metodologias e práticas de fomento, educativas e de assessoria técnica adaptadas a esta realidade.

Ao longo das últimas duas décadas, a economia solidária se fortaleceu social e economicamente: ampliou sua base de empreendimentos; organizou-se em fóruns, associações representativas e redes de cooperação; ampliou a quantidade de entidades da sociedade civil de fomento e assessoria; articulou-se com o movimento sindical; estabeleceu relações com outros segmentos, tais como mulheres, agroecologia, comunidades e povos tradicionais, tecnologias sociais e cultura; foi incorporada como política pública em centenas de municípios e em 18 estados; tornou-se objeto de ensino, pesquisa e extensão em mais de 100 universidades em todas as regiões do Brasil; foi afirmada no Congresso Nacional com a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária; tem servido como estratégia de organização coletiva de trabalhadores/as rurais e urbanos para promoção do desenvolvimento territorial sustentável e de segurança alimentar e nutricional, sobretudo, por meio do acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e à Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE, no governo do Presidente Lula, foi fundamental para o fortalecimento e crescimento da economia solidária brasileira. Por meio do Programa Economia Solidária em Desenvolvimento, em parceria com a sociedade civil, a SENAES implantou e coordenou uma série de ações de apoio a organização de empreendimentos econômicos solidários, coordenou a criação do Conselho Nacional de Economia Solidária e, junto com este, organizou duas Conferências Nacionais de Economia Solidária, envolvendo mais de 37 mil pessoas, e articulou a incorporação da economia solidária em programas de diversos Ministérios em áreas como a segurança alimentar, territórios da cidadania, agricultura familiar, saúde mental, inclusão produtiva, política de resíduos sólidos e segurança com cidadania (PRONASCI), entre outras. A criação, por meio de decreto presidencial, do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário, torna o Brasil o primeiro país a regulamentar este setor.

É por isso que a economia solidária do Brasil é considerada hoje um exemplo em todo o mundo e é referência no debate sobre o reconhecimento das formas de trabalho associado no âmbito da Organização Internacional do Trabalho e na implantação de políticas públicas emancipatórias em vários países latinoamericanos.

Temos a certeza de que estes avanços serão mantidos e precisam ser reforçados e ampliados, de modo que a economia solidária seja efetivamente um direito que garanta a toda cidadã e cidadão a possibilidade de trabalhar de forma associada, contribuindo com o desenvolvimento do país, com distribuição de renda e preservação ambiental.

Assim, e considerando:

o potencial já demonstrado pela economia solidária de contribuir com o resgate humano e a erradicação da pobreza e da miséria;

a capacidade da economia solidária em gerar oportunidades de geração de trabalho e renda para setores que não conseguem se inserir no mercado de trabalho tradicional;

o compromisso da economia solidária em promover o desenvolvimento territorial, sustentável e solidário, em que a produção da riqueza tenha como finalidade a qualidade de vida;

a natureza transversal e intersetorial da economia solidária, que exige um espaço institucional de articulação e organização do conjunto de políticas relacionadas;

o crescimento expressivo da economia solidária em todos os segmentos da sociedade civil e em políticas públicas municipais e estaduais; as resoluções da II Conferência Nacional de Economia Solidária;

os “13 Compromissos para fazer avançar a Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento”, assumidos pela campanha eleitoral; e

a necessidade de ampliar o patamar das políticas públicas de economia solidária para contribuir com os objetivos centrais apontados por seu programa de governo.

Apresentamos à Sra. Dilma Rousseff, futura Presidenta da República, o pedido de criação do Ministério da Economia Solidária.

Destacamos que esta reivindicação, além de ser respaldada e estar em consonância com as resoluções da II Conferência Nacional de Economia Solidária, é fruto de amplo consenso e convergência dos mais diferentes setores sociais que compõem a economia solidária, os empreendimentos, as entidades de apoio, as universidades e os gestores públicos e parlamentares, além de outros segmentos, que juntos lutam para o Brasil seguir mudando, com o apoio da economia solidária, rumo a um padrão de desenvolvimento que incorpora as alternativas emancipatórias cidadãs e promove a democratização da economia.

Saudações solidárias,


Daniel Tygel
secretaria executiva do
Fórum Brasileiro de Economia Solidária

CONVITE

A Unidos pela Arte – Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de São Carlos – UNIARTE tem a grata satisfação de convidá-los/as para participar da “V FEIRA DE ARTES E ARTESANATO NA ESTAÇÃO CULTURA” (Estação da FEPASA- sito à Praça Antonio Prado, s/nº) que acontecerá no dia 11/12/2010 (sábado) das 14h às 20h.

Além da exposição e vendas de produtos artesanais, antiguidades, trabalhos manuais, artísticos, haverá uma extensa agenda cultural e com apresentações de Corais de Natal.

A realização da Feira conta com o incentivo do Departamento de Apoio à Economia Solidária e a Fundação Pró-Memória de São Carlos.

Maiores informações poderão ser obtidas através do email uniartesaocarlos@yahoo.com.br

Participem!! As inscrições vão até o dia 06/12/10!!

Instituto Cultural Janela Aberta realiza Feira de Economia Solidária

O pessoal do Janela Aberta realizará uma Feira de Economia Solidária em conjunto com o evento Rock in Bicão, com barracas de alimentação e artesanato.

Os interessados deverão ir à reunião hoje, 01/12 às 19h na sede do Instituto Cultural Janela Aberta, localizada à rua Conde do Pinhal, 2340 - Centro (entre as ruas D Pedro II e Rui Barbosa, em frente ao Restaurante Vila Verde).

Para maiores informações, o telefone do Janela Aberta é (16) 3412-6461.


_________________________________

Segue o release do evento Rock In Bicão, aberto aos empreendimentos de Economia Solidária que queiram participar, e arquivo informativo sobre o projeto.

O evento Rock in Bicão, agora em sua terceira edição, tem possibilitado à população de São Carlos a reutilização de um espaço público, transformando-o em um espaço artístico-cultural gratuito e aberto. Com 10 horas de rock'n'roll o evento atrai a população sãocarlense e seus olhares para um espaço público com alto potencial cultural e esportivo, embora subutilizado.

Realizado pelo Espaço Rock N Roll, em parceria com o Instituto Cultural Janela Aberta (2008 e 2010) e apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, o evento pretende neste ano somar à ideia da fruição artística e da divulgação de bandas locais, a coleta de alimentos para entidades assistenciais e parcerias com empreendimentos de Economia Solidária.

O evento ocorrerá nos dias 18 (sáb) e 19 (dom) de dezembro, das 17 às 22h, totalizando 10h de rock. Utilizaremos a própria infra-estrutura do parque que já possui banheiros e espaços cobertos, requisitando ainda apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, assim como da Secretaria de Saúde.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Plenária Municipal de Economia Solidária

Após o processo de discussão que foi realizado em julho e finalizou uma proposta de Projeto de Lei que cria o Conselho e o Fundo Municipais, foi estabelecido um diálogo com outros setores da Prefeitura Municipal para sua execução. Deste diálogo surgiu uma proposta de alteração. Como todo o processo foi feito através de discussões coletivas, o Fórum Municipal decidiu realizar uma plenária para deliberar sobre a alteração.

Plenária Municipal de Economia Solidária

Data: 30/11 (terça-feira)
Horário: 18hr30min
Local:
Centro Público de Economia Solidária


Pauta
*Alteração no Projeto de Lei Fundo e Conselho Municipal de Economia Solidária.

Contamos com a participação de todos e todas!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

COOPERATIVA RESPONSÁVEL PELA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO TEM PROJETO APROVADO PELA FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - FUNASA

O projeto “Fomento à consolidação, articulação e emancipação da Coopervida – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos-SP” foi aprovado no processo de seleção do Edital de Chamamento Público da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde - n° 001/2010 - DENSP/FUNASA/MS), com o resultado publicado no Diário Oficial da União de 9 de novembro. O edital destina R$ 24.213.011,00 para projetos de coleta e reciclagem de materiais desenvolvidos por associações ou cooperativas de catadores em todo Brasil, sendo que cada projeto selecionado receberá no máximo R$ 200 mil.



Por meio desse edital, a Funasa financiará (fundo perdido) exclusivamente despesas com investimentos dos projetos selecionados como construção e ampliação de galpões de triagem e aquisição de equipamentos.


A meta da Funasa era contemplar, no mínimo, 112 entidades sem fins lucrativos ligadas diretamente às atividades de coleta e processamento de material reciclável, mas apenas 78 associações e cooperativas tiveram seus projetos aprovados, apesar das mais de 200 inscrições.


O projeto encaminhado e elaborado, de forma coletiva e participativa, pela Coopervida e seus parceiros (Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Apoio à Economia Solidária, vinculado Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e da Coordenadoria do Meio Ambiente, a Incubadora Regional de Cooperativas Populares - INCOOP-UFSCar - e a Central de Empreendimentos Solidários do Brasil - Unisol-Brasil), foi um dos 22 projetos aprovados no estado de São Paulo.


A Coopervida solicitou 200 mil reais para aquisição de equipamentos para a cooperativa. Os equipamentos solicitados foram: duas balanças eletromecânicas, 2 prensas enfardadeiras vertical, 1 prensa enfardadeira horizontal, 2 empilhadeiras semi-elétricas, 2 mesas de triagem, 1 esteira de triagem com funil de alimentação, 2 carrinhos de tambores, 50 carrinhos de coleta seletiva e 2 motos triciclos urbanos com bagageiro.


Para Reynaldo Sorbille, Diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, “a aprovação do projeto da Coopervida contribui para a consolidação e autonomia da cooperativa. Hoje, a prefeitura apóia a Coopervida e o programa de coleta seletiva com a cessão de galpão, caminhões, motoristas, todos os equipamentos necessários para processo produtivo e assessoria técnica. Os novos equipamentos serão adquiridos pela própria cooperativa, garantindo cada vez mais a posse e o controle dos meios de produção pelos trabalhadores e trabalhadoras associados, aprofundando e aprimorando a capacidade de autogestão no empreendimento”. Sorbille lembra ainda que a busca e disponibilização de recursos para consolidar os empreendimentos solidários atuantes no município é uma das atribuições da Política Pública de Fomento à Economia Solidária desenvolvida em São Carlos desde 2001.


A Diretora-Presidente da Coopervida, Cristiane de Paula Magon, diz que o processo de revitalização da Coleta Seletiva no município e a contratação da Cooperativa pela Prefeitura para execução dos serviços, trouxeram novos desafios e mais responsabilidades para a cooperativa. Hoje com 50 sócios-cooperados, a Coopervida está aprendendo com os parceiros (Prefeitura Municipal, Incoop/UFSCar e Unisol-Brasil) a realizar uma gestão mais eficiente do empreendimento. “Com a aprovação do projeto pela Funasa, nós teremos nossos próprios equipamentos e poderemos aumentar e melhorar a produção, gerando mais trabalho e renda”.


Para Camila Capacle, representante da Unisol-Brasil no município, o edital da Funasa é uma das estratégias do governo federal para apoiar a organização dos catadores no Brasil. Através desse edital foi possível constatar que a maioria das associações e cooperativas de catadores existentes no Brasil, não estão regularizadas e preparadas para concorrer aos recursos públicos. “A Coopervida, além de estar totalmente regularizada, mostrou estar preparada para concorrer tanto a recursos públicos quanto para aprimorar sua concorrência no mercado. Parabéns para o município”.


SERVIÇO DE FRAGMENTAÇÃO DE PAPEL JÁ ESTÁ SENDO REALIZADO

Assinatura do Acordo com a Justiça Federal: Cristiane Magon (Diretora Presidente) e Natalia Gonçalves (Diretora Financeira) da Coopervida e Elisia Pessoa (Gestão Documental) e Norma R. Basso (Supervisora do Administrativo) da Justiça Federal

Segundo Gerson Fernandes Martins, Chefe da Divisão de Tecnologia Aplicada ao Desenvolvimento Social do Departamento de Apoio à Economia Solidária, que coordenou a equipe responsável pelo projeto aprovado, esta não foi a única boa notícia para a Coopervida.


Nesta mesma semana, no dia 11 de novembro, foi assinado um Acordo de Cooperação Mútua, entre a cooperativa Coopervida e a Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo - 15ª Subseção Judiciária de São Carlos – visando à instituição de procedimentos de coleta e processamento para a reciclagem e reutilização de documentos da Administração Judiciária.


“A Prefeitura Municipal, por meio de emenda parlamentar do Vereador Lineu Navarro, disponibilizou recentemente à Coopervida um fragmentador de papel que possibilitou a prestação desse novo serviço no município. A assinatura do Acordo com a Justiça Federal qualifica, ainda mais, a cooperativa na busca de geradores que necessitam deste tipo de serviço para descartar os materiais produzidos, como órgãos públicos e instituições financeiras”, ressalta Martins.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária

Bom dia a todos e todas!
Convocamo-los para a próxima reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária:


1) Reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária

Data: 18/11 (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Centro Público de Economia Solidária

Proposta de Pauta (*):

1) Ato Público contra criminalização das Cooperativas de Trabalho de São Carlos;
2) Projeto de Lei Fundo e Conselho Municipal de Economia Solidária;
3) Edital Pontos de Cultura (inscrições até 29/11);
4) Catálogo de Produtos e Serviços dos EES de São Carlos;
5) Oficina Local CFES - Cultura e Economia Solidária (proposta de alteração de data);
6) Participação do fórum municipal na Conferência Internacional de Economia da Cultura (Osasco 24 e 25/11);
7) Encontro Região Sudeste do FBES (retorno Reynaldo);
8) Participação dos EESs de alimentação em evento do Janela Aberta.

(*) A pauta poderá sofrer alterações até o dia da reunião.

Como todos podem observar a pauta está extensa, mas muitas coisas são apenas encaminhamentos.

Contamos com a participação de todos e todas para o bom andamento do movimento!



quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Lançamento da Feira de Economia Solidária e Festival Contato.

Convidamos a todos para a solenidade de lançamento da II Feira de Economia Solidária de São Carlos e do 4º Festival Contato

Data: 07/10 (quinta-feira)

19h - Apresentação do Projeto AQUARPA,
(com o espetáculo multimídia MNEMORFOSES desenvolvido pela equipe do Laboratório de Construção de Instrumentos Musicais do DAC - UFSCar)

LOCAL: Teatro Florestan Fernandes- alo lado da biblioteca comunitária (área Norte UFSCar)

20h - Coquetel de Abertura Oficial da II Feira de Economia Solidária e do Festival CONTATO

LOCAL: Rádio UFSCar (área Norte UFSCar)


É fundamental a participação de todos e todas!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Participe!

Oficina para discutir a Moeda Solidária na Feira de Economia Solidária e no Festival Contato
Data: 18/09 (sábado)
Horário: 9h às 12h
Local: Centro Público de Economia Solidária
É fundamental a participação para o entendimento da dinâmica da Moeda Solidária Contato.
(lembrando que a participação nas atividades de formação é dos critérios para a exposição na feira).

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Inscrições para a Segunda Edição da Feira de Economia Solidária

Estão abertas as inscrições para Empreendimentos Solidários de São Carlos e Região que queiram participar da Segunda Edição da Feira de Economia Solidária. Poderão participar da Feira:

§ - Empreendimentos de produção, prestação de serviços e de micro crédito, que se organizem de forma coletiva, autogestionária e solidária;

§ - Entidades de apoio, tal como, incubadoras universitárias, organizações não governamentais, poder público etc., que promovam o fortalecimento da economia solidária entre outras ações correlacionadas, tais como, a proteção ambiental, a promoção de culturas locais, a emancipação das mulheres, a luta pelos direitos humanos, pelo respeito às diferenças étnico-racial e orientação sexual, à luta pela terra etc.

As inscrições podem ser entregues pessoalmente até o dia 17 de setembro, às 18 horas, no Centro Público de Economia Solidária “Hebert de Souza – Betinho”.
O prazo de inscrição pelo Correios é até o dia 18 de setembro, para o endereço: Centro Público de Economia Solidária, localizado na Rua José Bonifácio, 885, Centro, CEP 13.560-610, São Carlos.
O interessado também pode inscrever seu empreendimento até no dia 19 de setembro, pelo e-mail feiraecosol.saocarlos@gmail.com.
Mais informações podem ser obtidas no Centro Público de Economia Solidária de São Carlos, pelo e-mail feiraecosol.saocarlos@gmail.com ou pelos telefones (16) 3307-6808 ou 3371-9219.
Os arquivos necessários à inscrição encontram-se em:

http://www.contato.ufscar.br/quarto/wp-content/uploads/final-regulamento-feira-16-08-2010.doc

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Oficina preparatória para a Feira de Economia Solidiária em conjunto com o 4º Festival Contato

Data: 29/08 (domingo)
Horário: 9hr às 17hr
Local: Centro Público de Economia Solidária (R. José Bonifácio, 885 - Centro)

A oficina será realizada pela Bel, membro de empreendimento de cultura de Hortolândia e organizadora da Feira de Economia Solidária de Campinas, e pelo Ricardo, diretor geral do 4º Festival Contato.


Lembrando que a participação nas atividades de formação é um dos critérios para seleção para exposição na feira.
É necessária a confirmação de presença pois será oferecido um almoço para os participantes.
Confirmar através do email:
feiraecosol.saocarlos@gmail.com

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Curso : GESTOR DE COOPERATIVAS

Dados Gerais

Carga Horária: 160 horas

Número de vagas: 30

Data e Horário: 2ªs, 3ªs, 4ªs - das 19h00 às 22h30

Local do Curso: Centro Público de Economia Solidária

Período do curso: de 01/09/2010 a 07/12/2010

Inscrições: até 30/08/2010

Local de Inscrições:

Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza – Betinho” – Rua José Bonifácio, 885 (das 8h às 18h) ou SENAC - R. Episcopal, 700 (das 12h00 às 21h00)


Público Alvo:

Pessoas que atuam, ou que pretendem atuar, na estruturação e na gestão de cooperativas ou empreendimentos autogestionários, com idade mínima de 18 anos, escolaridade mínima: 5º ano do ensino fundamental


Critérios para bolsa integral

renda máxima: 1,5 salários mínimos per capital (soma-se o total da renda da família e divide pelo número de moradores e o valor não pode ultrapassar 1,5 SM)


Eixos Temáticos / Conteúdo Programático

I - Economia solidária e cooperativismo

a) A economia solidária como princípio da estruturação e da gestão de empreendimentos cooperativos;

b) O cooperativismo como modelo de empreendimento autogestionário, democrático e transparente.

II - Ferramentas de gestão

a) Gestão Administrativa e financeira da cooperativa;

b) Aspectos Jurídicos;

c) Plano de Negócio

Certificado do SENAC

Este curso de Educação Profissional e Tecnológica corresponde à Formação Inicial e Continuada em atendimento aos dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei nº 9394/96, alterada pela Lei nº 11.741/08 e do Decreto Federal nº 5154/04. Ao concluinte aprovado conforme os critérios constantes deste plano será conferido o certificado de conclusão do curso:

- Gestor de Cooperativas

OBS: este curso tem um custo de aproximadamente R$1.200,00 por aluno. Entretanto, existem 30 bolsas de estudo. Por isso, só faça inscrição se realmente tiver interesse em cursar. Não pegue vaga de outra pessoa.

Todas as informações estão abaixo.
Dúvidas poderão ser tiradas por e-mail: fmes.saocarlos@gmail.com
ou pelos telefones: (16) 3307-6808 / 3371-9219

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Reunião da Coordenação Geral da II Feira de Economia Solidária do Contato

Data: 16/08(segunda-feira)

Horário: 18h

Local: Centro Público de Economia Solidária

Pauta:

- Carta de apresentação da II Feira de Economia Solidária
- Abertura das Inscrições
- Versão final de regulamento e ficha de inscrição

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Reunião da Feira do Contato, hoje:

Data: 09/08 (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: Centro Público de Economia Solidária
Pauta: - material de divulgação
(aberta para outras propostas).

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária

Pauta:

- Coleta de assinaturas para a Lei Nacional de Economia Solidária
- Encontros Regionais de Economia Solidária (abaixo segue um texto do Léo Pinho sobre estes encontros e links com orientação).
- Projeto de Lei do Conselho e Fundo Municipal de Economia Solidária
(poderão ser sugeridos outros pontos de pauta)

Data: 05/08 (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Centro Público de Economia Solidária

terça-feira, 27 de julho de 2010

Fóruns de Ecosol se preparam para Encontros Regionais

23 de julho de 2010

No intuito de dar continuidades ao crescimento e fortalecimento do movimento de Economia Solidária no Brasil, nos próximos meses de agosto, setembro e outubro, os Fóruns Estaduais de Economia Solidária estarão realizando os Encontros Regionais. Estes encontros serão preparatórios para a X Reunião da Coordenação Nacional, prevista para o período de 11 a 13 de Novembro de 2010.

O objetivo destes Encontros Regionais é a realização de debates conjuntos e ações políticas concertadas, tendo como como base os encaminhamentos tirados na IX Reunião da Coordenação Nacional do FBES, em 2009. A Coordenação Executiva do FBES, com o intuito de motivar estes encontros, além do repasse das orientações operacionais relativas aos custos financeiros, encaminhou aos Fóruns uma orientação de pautas e preparação.
As orientações de pautas, estabelecidas em 6 pontos, motivam o movimento a ir para o Encontro Nacional, empoderados de uma discussão rica de visões e leituras sobre a economia solidária do Brasil e sobre o movimento que a pratica, partindo da perspectiva de que os Fóruns são atores sociais determinantes para o movimento.

As orientações buscam resgatar vários temas e dimensões da economia solidária brasileira, o primeiro passo aponta para a necessidade de uma análise política a partir das realidades de cada região e estado, reforçando a importância desta análise em ano eleitoral. O passo seguinte aborda uma retomada das deliberações tiradas na IV Plenária, bem como, a relação dos critérios aprovados sobre a situação dos Fóruns estaduais, municipais e microrregionais. Neste ponto, o foco é avaliar e aperfeiçoar a dinâmica de trabalho dos Fóruns Locais, utilizando os critérios aprovados na IV Plenária como base.

Os outros passos são: as estratégias para conquista de uma lei de economia solidária, a criação de um selo de economia solidária e finalmente o balanço das política governamentais de economia solidária na perspectiva do movimento.

Documentos:

As orientações operacionais e de pauta estão disponíveis em:

Os resultados da VIII e IX Reuniao da Coordenacao Nacional:
http://www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=cat_view&gid=120

As bandeiras de luta encontram-se no documento final da IV Plenária, disponível em:

Leonardo Pinho

Agenda

Reunião da Coordenação Geral da II Feira de Economia Solidária junto com 4º Contato

Pauta:
- Incrições para a feira (ficha, etc.)
Data: 02/08 (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: Centro Público de Economia Solidária


Reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária

Pauta:
- Coleta de assinaturas para a Lei Nacional de Economia Solidária
- Encontros Regionais de Economia Solidária (no próximo post mostraremos um texto do Léo Pinho sobre estes encontros e links com orientação).

(poderão ser sugeridos outros pontos de pauta)

Data: 05/08 (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Centro Público de Economia Solidária
__________________________________________

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Confira as fotos da Plenária Municipal de Economia Solidária




Nos dias 12 e 13 de julho, foi realizada a plenária para aprovação da proposta do Conselho e do Fundo Municipal de Economia Solidária.

Confira aqui as fotos do evento.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Conferência Regional de Economia Solidária 10 e 11 de abril de 2010.






Conferência Regional de Economia Solidária 10 e 11 de abril de 2010.

Local: Centro Público de Economia Solidária "Herbert de Souza - Betinho" - São Carlos/SP


Organização:

- Departamento de Apoio a Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de São Carlos.

- Empreendimentos Autogestionários de São Carlos

- INCOOP - Incubadora Regional de Cooperativas Populares da UFSCar


Realização Audiovisual: Massa Coletiva - Núcleo Corporativo de Comunicação e Cultura (São Carlos/SP) 

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Entrevista no Jornal EPTV/ Globo sobre a Conferência Regional de ECOSOL São Carlos

Link para a entrevista de Reynaldo N. Sorbille, Diretor do Departamento de Apoio a Economia Solidária, durante a Conferência Regional de Economia Solidária em São Carlos.




http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,14902;2,economia+solidaria.aspx

terça-feira, 27 de abril de 2010

Delegados Região 2 e 7

Relação dos Delegados das Regiões 2 (São Carlos, Araraquara, Ribeirão Preto e Franca) e Região 7 (Bauru) eleitos na IIConferência Estadual para representarem o Estado de São Paulo na II CONAES

Nome

Cidade

Segmento

TITULARES

Marcelo Augusto Orsi Dutra

São Carlos

Empreendimento Solidário

Nilson Vieira da Silva

São Carlos

Empreendimento Solidário

Silvana Ap. dos S. Maciel

São Carlos

Empreendimento Solidário

Keila Cristina Moises

Araraquara

Empreendimento Solidário

Carlos Henrique Ribeiro Gomes

Franca

Empreendimento Solidário

Caroline Tokuyo Rodrigues

São Carlos

Empreendimento Solidário

Everton Randal Gavino

São Carlos

Empreendimento Solidário

Fernando Sordi Taveira

Franca

Empreendimento Solidário

Paola Fragoso de Labio

Bauru

Entidade de Fomento

Diogo Marques Tafuri

São Carlos

Entidade de Fomento

Carla Arantes de Souza

Franca

Entidade de Fomento

Kelci Anne Pereira

São Carlos

Entidade de Fomento

Alex Queli Tomé

São Carlos

Poder Público

Gerson Fernandes Martins

São Carlos

Poder Público

Paulo Macini

São Carlos

Poder Público

Reynaldo Norton Sorbille

São Carlos

Poder Público

Nome

Cidade

Segmento

SUPLENTES

Gabriela G. Mezzacappa

São Carlos

Empreendimento Solidário

Lindamira Ap. Teodoro

São Carlos

Empreendimento Solidário

Lucas de Moraes Rego Martins

Ribeirão Preto

Empreendimento Solidário

Patricia Ap. Tomase Horacio

São Carlos

Empreendimento Solidário

Rosa Odete d. Siqueira

São carlos

Empreendimento Solidário

Edione Correia Santos de Sousa

Bauru

Empreendimento Solidário

José Maria Rodrigues

Bauru

Empreendimento Solidário

Vicente dos Santos Coimbra

Bauru

Empreendimento Solidário

Felipe Noronha Cintra de Oliveira

São Carlos

Entidade de Fomento

Elisa Silva Borges

São Carlos

Entidade de Fomento

Leandro Garcez Targa

São Carlos

Entidade de Fomento

Ana Claudia Zacarão

Franca

Entidade de Fomento

João Rodrigues Monção

São Carlos

Poder Público

Jussara Florêncio

São Carlos

Poder Público

Rita de Cássia Arruda Fajardo

São Carlos

Poder Público