terça-feira, 22 de novembro de 2011

Plenária Livre de Cultura Digital e Comunicação - Quarta-Feira, dia 23

No próximo dia 23 (quarta-feira) será realizada a Plenária Livre de Cultura Digital e Comunicação, a partir das 19h, na Estação Cultura, Praça Antonio Prado s/nº, Centro. Organizada pela Prefeitura Municipal de São Carlos e Conselho Municipal de Cultura a atividade tem como principal objetivo a elaboração de propostas e metas para o Plano Municipal de Cultura a partir da perspectiva da Cultura Digital e da Comunicação.

A Cultura Digital é um conceito novo, parte da ideia das tecnologias digitais, da democratização dos acessos à informação e ao conhecimento, da interatividade e da liberdade na rede, da construção de plataformas comuns e da existência de múltiplas modalidades de comunicação.

Comunicação é entendida como um caminho necessário para a democratização da sociedade e como direito humano fundamental. Diversos temas permitem a interface entre Cultura e Comunicação como o alcance dos conteúdos midiáticos, o modo como esses conteúdos são distribuídos e suas repercussões sociais, a comunicação regional, independente e comunitária e a convergência entre as diversas mídias.

A Plenária Livre tem como objetivo a formulação de políticas públicas que incorporem as mídias digitais e as demais tecnologias de informação e comunicação para potencializar a produção, criação, fruição e difusão da cultura.

O Plano Municipal de Cultura tem sido construído de forma democrática e colaborativa, organizando diversas atividades para a participação efetiva da sociedade civil. O PMC está constituído em cinco eixos: papel do estado, acesso à cultura, diversidade cultural, desenvolvimento socioeconômico e participação popular. Diversas atividades, como plenárias livres e pré-Conferências acontecem até os dias 9 e 10 de dezembro quanto acontece a 4ª Conferência Municipal de Cultura de São Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário